entrevista-de-emprego

A entrevista é o momento decisivo de todo o processo na procura de emprego.

Aprenda como se preparar para uma entrevista de emprego e surpreenda os entrevistadores.

Na fase da entrevista de emprego, o candidato tem de conseguir demonstrar ser a pessoa ideal para o posto de trabalho, revelando as suas capacidades e destacando as suas competências.

O candidato deverá manter sempre a sua auto-confiança e preparar-se bem para esta etapa que é decisiva.

Conheça os passos e fases de preparação mais importantes para uma entrevista de emprego de sucesso.

1.º Recolha de informação

Deverá recolher toda a informação disponível sobre a empresa ou instituição empregadora: ramo de actividade, dimensão, tipo de produtos ou serviços, organização e funcionamento, grau de qualificações existentes, etc.

Deverá também obter o máximo de informação quanto à função a desempenhar: competências necessárias, responsabilidades, principais tarefas, etc.

Para esta tarefa deverá utilizar todos os meios possíveis para obter toda a informação referida, nomeadamente: página Web, Internet, publicações, folhetos, jornais, revistas da especialidade, etc.

2.º Analise detalhadamente o seu CV e analise os seus pontos fortes e fracos

Normalmente parte das questões colocadas têm por base o percurso profissional e a formação académica adquirida. Sempre que o entrevistador abordar algum aspecto menos positivo do CV, como por exemplo a falta de experiência profissional ou a pouca mobilidade, pode transformar a questão numa resposta a seu favor.

Pode alegar a ausência de vícios organizacionais, a grande facilidade de aprendizagem e de adaptação a novas situações, a humildade, a motivação para desempenhar funções mais polivalentes, entre outros.

3.º Prepare a documentação

Reúna a documentação que considerar conveniente para apresentar na entrevista (diplomas ou certificados, cartas de recomendação, etc.).

Caso tenha um grande número de documentos, organize uma pasta por datas e temas, para que os mesmos sejam rapidamente localizados.

4.º Simulação

A simulação da entrevista permite testar com maior realismo o seu desempenho. Poderá pedir o apoio de outra pessoa para simular uma possível entrevista ou praticar sozinho com uma câmara de filmar ou em frente a um espelho.

A entrevista é uma etapa crucial pelo que deve ser preparada com todo o cuidado e empenho.

5.º Apresentação

Deverá apresentar-se na entrevista com uma indumentária e uma atitude sóbrias e adequadas. Deve cuidar da sua apresentação tendo em conta o vestuário, o calçado, o cabelo e as unhas.

O rosto é muito importante dado ser a parte física mais exposta. No caso de candidatos do sexo masculino, a cara deve estar bem barbeada ou, caso use barba, deve estar bem aparada. Quanto aos candidatos do sexo feminino, aconselha-se o uso maquilhagem suave e discreta.

6.º Pontualidade

Informe-se com antecedência sobre a localização exacta do local de realização da entrevista e o tempo que demorará a efectuar esse percurso.

Chegue 15 minutos antes da hora marcada e aguarde no exterior do edifício. Estes minutos serão importantes para descontrair e sintonizar-se com o ambiente em seu redor.

DEIXE UMA RESPOSTA