Como reagir numa entrevista de emprego

Quando se está procurando uma vaga de emprego no mercado de trabalho, é comum que sejam distribuídos muitos currículos para diversas empresas.

Algumas chamam para o processo seletivo, outras acabam nem retornando ao envio do currículo.

Porém, o que mais causa dúvidas é o fato de você fazer uma entrevista/dinâmica em grupo e a resposta demora a chegar.

Dicas sobre o retorno da entrevista

Hoje daremos dicas de como se portar com essa demora ou falta de retorno após uma entrevista.

Entre em contato de novo com a empresa

Não é vergonha ou problema tentar entrar em contato com a empresa que te chamou para a entrevista. E-mails e ligações podem servir nesses casos, mas busque sempre ser coerente.

Se o entrevistador disse que a resposta seria enviada em até 7 dias, espere esse tempo para questionar sobre a demore. Evite envios de cobrança que podem ser desnecessários.

Seja simpático e agradável sempre

Quando for tentar falar com o entrevistador para saber sobre o processo seletivo, tente ser uma pessoa agradável.

As vezes o RH não consegue dar conta do número alto de currículos enviados e atrasos podem acontecer. Não leve mais pressão para uma pessoa que está com o nível de estresse alto, afinal é ela quem está selecionando os candidatos para a vaga.

Seja realista e esteja atento aos sinais

Caso exista uma grande demora para a resposta e mesmo depois de entrar em contato o entrevistador não voltou a falar sobre o processo seletivo, talvez esses sejam sinais de que você não tenha sido aprovado para a vaga.

Esperança e perseverança são uma coisa, irritação e perturbação são outras completamente diferentes.

Leve tudo como experiência

Passando ou não da fase de entrevista, busque sempre levar o processo seletivo como uma experiência de vida. Avalie quais palavras pareceram não agradar o entrevistador, qual foi o tom de sua entrevista (desanimado ou nervoso de mais, por exemplo), como esteve seu nível de estresse, entre outras coisas.

Apenas fazendo esse “estudo de caso” você pode melhorar seu comportamento em uma entrevista, afinal nunca se sabe quando essas habilidades vão ser requeridas novamente.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...