Modelos de curriculum vitae

curriculum-vitae

Não existe um modelo de currículo ideal nem uma “fórmula mágica” para a sua elaboração.

No entanto, o que se pode dizer é que este deve ser adequado à função a que se candidata e deve ser modificado à medida que vai desenvolvendo e enriquecendo a sua actividade académica e profissional.

Chegará assim a uma altura em que o currículo deve salientar muito mais alguns aspectos do que outros que não sejam tão relevantes para uma determinada função.

Nesta página disponibilizamos-lhe alguns modelos que poderá utilizar como base para a elaboração do seu Curriculum Vitae verdadeiro e pessoal.

No entanto, fica a sugestão de que cada vez mais as empresas preferem o currículo de acordo com o modelo europeu Europass.

Os exemplos de curriculum vitae aqui disponibilizados são o currículo modelo europeu Europass e os modelos de currículo cronológico e funcional.

Cada tipo de CV tem as suas vantagens e desvantagens, para decidir qual o melhor modelo de curriculum vitae para o seu caso tenha em atenção os seguintes fatores – formação, experiência profissional e tipo de candidatura que pretende elaborar.

Sendo que o modelo mais apetecido pelos empregadores é o europass, o modelo funcional é mais adequado por exemplo para candidatos que tenham uma experiência profissional mais relevante que a formação escolar.

CURRICULUM MODELO EUROPEU EM PORTUGUÊS

EXEMPLOS DE CURRÍCULOS EM PORTUGUÊS

Quando o currículo se destina a alguém de outra cultura e língua, é necessário adaptá-lo a uma linguagem facilmente compreensível por sua parte.

Hoje em dia, esta linguagem é o inglês.

Segue-se então o curriculum vitae modelo europeu em Inglês.

CURRICULUM MODELO EUROPEU EM INGLÊS

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO