Estar à procura de emprego, não é uma tarefa fácil, é bastante exigente e requer antecipação.
Seja qual for a sua posição em relação ao mercado de trabalho, arranjar emprego é uma tarefa que exige empenho completo e dedicação.
Quais as melhores dicas para arranjar emprego?
No fundo é do seu futuro que se trata, por isso há que planear bem a procura de forma a encontrar o que pretende.
Antes de iniciar a sua procura de emprego tem de estabelecer rotinas e procedimentos, comece por:
- Organize os seus documentos;
- Recolha todos os contactos pessoais que sejam relevantes;
- Estude as empresas empregadoras;
- Trate de si e da sua imagem;
- Por fim pratique, pratique e pratique e faça o follow-up das suas incursões pelo mercado de trabalho.
A organização é um fator crucial, por isso em primeiro lugar organize-se. Alguns dos elementos que necessita para organizar e planear a sua tarefa de arranjar emprego são a elaboração do curriculum vitae e da carta de apresentação, definir as empresas empregadoras por ordem de preferência e assinalar os nomes e os contactos das pessoas que conhece e que poderão ser relevantes na sua procura.
De seguida defina os seus alvos (empresas empregadoras) e estude-as ao máximo. Procure saber em que consistem as suas actividades, em que mercados actuam, que tipo de produtos ou serviços vendem, o nome das pessoas com as quais irá contactar assim como os nomes dos seus proprietários / administradores.
O próximo passo será cuidar da sua imagem. De acordo com o emprego que procura existirá uma imagem mais adequada. Assim, se a imagem “tipo” do emprego que procura é de um trabalhador executivo de gravata, copie o estilo e procure sentir-se bem no mesmo. O passo anterior é fundamental para descobrir o estilo da empresa e dos seus colaboradores.
A imagem inicial que apresentará ao potencial empregador é fundamental e como se costuma dizer:
“Uma imagem vale por mil palavras” (sim, também se aplica a imagem das pessoas)
“A 1ª impressão é crucial” (poderá ser a melhor opção para o empregador mas se a sua imagem não convencer).
Por fim vá para o campo de batalha. Se seguiu as dicas anteriores a sua tarefa estará facilitada e sentir-se-á muito mais a vontade e confiante para enfrentar as entrevistas de emprego.
Por outro lado terá uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos. A verdade é que a maior parte dos candidatos não se preparam convenientemente para o emprego que desejam, por isso, quem se prepara tem maiores possibilidades de conseguir o emprego que deseja, até mesmo se as suas capacidades forem inferiores.
A preparação para a procura de emprego simplifica todo o processo e potencia o alcance dos objectivos. Prepare-se, siga estas pequenas dicas e encontrar-se-á a trabalhar mais cedo do que imagina.