As experiências práticas são cada vez mais solicitadas aos jovens que terminam os estudos. Este tipo de experiência profissional também é muito interessante para as empresas.
Em muitas ocasiões, converte-se num processo de selecção de pessoal já que o universitário tem possibilidade de mostrar os seus conhecimentos e habilidades na realidade do mercado de trabalho.
O estudante, graças a esta experiência, adquire conhecimentos mais práticos e pode aceder mais facilmente a um posto/lugar.
Como conseguir a primeira oportunidade de emprego
O trabalho nos estágios oferece a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas, ver a situação real do mercado de trabalho e ser um ponto de referência para as próximas procuras de emprego.
Bolsas para universitários
Os alunos nos últimos anos de curso tem várias possibilidades para entrarem no mercado de trabalho. Uma prática comum é que as universidades assinem convénios/acordos/protocolos de colaboração com as empresas para que estas ofereçam um primeiro emprego aos seus alunos.
Estágios de verão
No que diz respeito aos programas de estágio no estrangeiro existem organizações específicas encarregues da sua gestão. Destaque para a IASTE, dirigida aos estudantes dos ramos científicos e técnicos. A duração destes programas costuma ser entre 6 e 12 semanas e normalmente nos meses de verão.