Segundo o programa de Estágios INOVContacto para 2010/2011 encontram-se abertas as inscrições e candidaturas para estagiários e empresas que pretendam acolher os estagiários.

O Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais para Jovens Quadros – é um projecto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional.

Do mesmo modo visa permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a NetworkContacto.

.

DESTINATÁRIOS DO PROGRAMA INOVCONTACTO

As candidaturas destinam-se, exclusivamente, aos jovens que satisfaçam os Requisitos Obrigatórios do programa INOVCONTACTO.

As candidaturas/áreas consideradas preferenciais são as áreas de formação em Gestão/Economia, Marketing, Engenharias (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação / Redes / Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática e afins) por serem aquelas que revelam maior procura por parte das entidades de acolhimento..

Para os candidatos provenientes dos cursos de Tecnologias de Informação, é valorizado o interesse e experiência na área de redes (Networking), respectiva certificação internacional bem como conhecimentos técnicos em redes (routing e switching), nomeadamente na área da segurança.

.

ESTRUTURA E CONDIÇÕES INOVCONTACTO

O Programa, com duração global entre 6 a 9 meses, é composto por três fases:

Fase 1 – Curso de Práticas Internacionais, podendo incluir um período de formação em contexto real de trabalho, designado por Estágio em Portugal.

O Curso de Práticas Internacionais constitui uma Formação académica e técnica ministrada em sala, em regime intensivo durante um período de cerca de uma semana.

.

Fase 2 – Estágio no Estrangeiro.

Através de um estágio remunerado, os formandos são preparados para a vida activa e, simultaneamente, actualizam uma rede de contactos e conhecimentos nos mercados internacionais.

.

Fase 3 – Seminário de encerramento e apoio à integração.

Balanço do Programa com a duração de 1 dia.

.

A aicep Portugal Global, como entidade responsável pelo programa, atribui aos estagiários seleccionados:

    • Uma bolsa mensal equivalente a duas vezes o IAS (indexante de Apoios Sociais), desde o primeiro ao último dia de estágio (1ª e 2ª fases).
    • Durante a 2ª fase de estágio (estrangeiro) esta bolsa será complementada com um subsídio de alimentação e alojamento, calculado de acordo com o Índice de Custo de Vida da ONU e que varia consoante o mercado de acolhimento.
    • Seguro de Acidentes de Trabalho durante todo o estágio, e um Seguro Mundial de Saúde, durante o período de residência no estrangeiro e apenas nos países onde não existe reciprocidade de cuidados médicos.
    • A viagem de ida e volta, entre Portugal e o local de estágio no estrangeiro.

.

INSCRIÇÕES E CANDIDATURAS INOVCONTACTO

As inscrições no programa InovContacto começaram em Junho e vão terminar já em Agosto. A selecção dos Estagiários irá começar em Setembro e os estágios em Portugal irão iniciar em Janeiro de 2011.

.

DEIXE UMA RESPOSTA