desemprego

Se está a procura de emprego então sabe que esta não é uma tarefa fácil. Seja qual for a sua posição em relação ao mercado de trabalho, arranjar emprego é uma tarefa que exige empenho e dedicação.

No fundo é do seu futuro que se trata, por isso há que planear bem a procura de forma a encontrar o que pretende.

Antes de iniciar a sua procura de emprego organize os seus documentos, recolha todos os contactos pessoais que sejam relevantes, estude as empresas empregadoras, trate de si e da sua imagem e por fim pratique, pratique e pratique e faça o folow-up das suas incursões pelo mercado de trabalho.

Em primeiro lugar organize-se. Alguns dos elementos que necessita para organizar e planear a sua tarefa de arranjar emprego são a elaboração do curriculum vitae e da carta de apresentação, definir as empresas empregadoras por ordem de preferência e assinalar os nomes e os contactos das pessoas que conhece e que poderão ser relevantes na sua procura.

De seguida defina os seus alvos (empresas empregadoras) e estude-as ao máximo. Procure saber em que consistem as suas actividades, em que mercados actuam, que tipo de produtos ou serviços vendem, o nome das pessoas com as quais irá contactar assim como os nomes dos seus proprietários / administradores.

O próximo passo será cuidar da sua imagem. De acordo com o emprego que procura existirá uma imagem mais adequada. Assim, se a imagem “tipo” do emprego que procura é de um trabalhador executivo de gravata, copie o estilo e procure sentir-se bem no mesmo. O passo anterior é fundamental para descobrir o estilo da empresa e dos seus colaboradores.

.

A imagem inicial que apresentará ao potencial empregador é fundamental e como se costuma dizer:

“Uma imagem vale por mil palavras” (sim, também se aplica a imagem das pessoas)

“A 1ª impressão é crucial” (poderá ser a melhor opção para o empregador mas se a sua imagem não convencer).

Por fim vá para o campo de batalha. Se seguiu as dicas anteriores a sua tarefa estará facilitada e sentir-se-á muito mais a vontade e confiante para enfrentar as entrevistas de emprego.

Por outro lado terá uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos. A verdade é que a maior parte dos candidatos não se preparam convenientemente para o emprego que desejam, por isso, quem se prepara tem maiores possibilidades de conseguir o emprego que deseja, até mesmo se as suas capacidades forem inferiores.

A preparação para a procura de emprego simplifica todo o processo e potencia o alcance dos objectivos. Prepare-se, siga estas pequenas dicas e encontrar-se-á a trabalhar mais cedo do que imagina.

DEIXE UMA RESPOSTA