Como rescindir contrato trabalho de forma amigável e correcta

Saiba qual a forma correcta e ideal do despedimento do emprego por rescisão sem deixar inimizades com a sua ex-entidade empregadora.

É hora de mudar de emprego, seja para uma nova carreira ou simplesmente um novo desafio. O procedimento para pedir demissão é bem simples: avise, de preferência com antecedência.

Mas se você não quiser fechar nenhuma porta, criando obstáculos para oportunidades futuras, você tem que ser especialmente cuidadoso e delicado.

Demitir-se é fácil, mas demitir-se de forma amigável não.

Este artigo cobre os detalhes específicos de várias técnicas que uma pessoa pode usar para fazer a demissão o mais suave e livre de ressentimentos possível.

.

PROCEDIMENTO PARA A RESCISÃO DE CONTRATO

Fique quieto. Depois de tomar a decisão, não fique tagarelando pela empresa toda que notificou seu chefe que vai pedir demissão.

Dê-lhe tempo para absorver e processar a informação. Se a empresa fizer uma contra-oferta atraente, vai ser complicado para você se tiver anunciado seus planos para os seus colegas.

Planeie e dê prazos.

Se quiser sair do melhor modo possível, não deixe seu patrão na mão, tentando cobrir seu posto. Dê um aviso prévio de um mês a duas semanas, para que ele possa preparar-se e arrumar pessoas para cobrir seu posto, ou preparar um substituto.Marque uma reunião com seu chefe, para discutir um assunto importante.

Colocar a cabeça para dentro do escritório e pedir um momento para conversar a sós serve – só tenha respeito pelo seu supervisor, que está ocupado e pode não ser capaz de largar tudo no instante exacto que está pronto para entrar e dar as notícias para ele. Se houver muita coisa rolando, você só vai aumentar suas preocupações, e se se possível, aguarde até que seu chefe tenha alguns instantes para se concentrar no que tem a dizer.

Esteja preparado, e seja directo e educado.

Ensaie em particular, para ajudar a estar preparado quando seu supervisor tiver tempo para lhe escutar. A maioria dos gerentes são extremamente ocupados, e vão gostar se você for directo e ignorar a tentação de “amortecer o golpe”, “encontrar a maneira correta de dizer isto…”, ou protelar.

Você pode dizer algo como:

Estive pesando minhas opções por um tempo, e decidi que é hora de seguir em frente. Agradeço muito as oportunidades que encontrei aqui, mas eu tenho que lhe dar meu aviso prévio.”
OU… “Eu preciso lhe contar que me ofereceram um cargo em outra empresa. Eu gostei muito de trabalhar aqui, mas preciso lhe dar meu aviso prévio hoje. Está tudo bem se meu último dia aqui for < o dia que for daqui a um mês >?”

Esteja preparado para discutir seus motivos.

Se estiver neste emprego por algum tempo, há uma boa chance de seu chefe ter algumas perguntas para você. Ou seu chefe pode lhe valorizar mais do que você achava, e fazer uma contra-oferta. Ser educado e digno em relação a sua carta de demissão pode lhe dar esta oportunidade. você vai ter que saber adiantado o que pode lhe fazer ficar, seja um aumento, mais benefícios, uma promoção ou outro incentivo.

Esta é uma excelente e única oportunidade para negociar, e você deve estar preparado para tal, e saber qual o seu limite. Se ficar é uma opção, o que vai lhe fazer aceitá-la? Leia os avisos abaixo, porque contra-ofertas têm problemas sérios atrelados.

Dê ênfase ao lado positivo. Seja honesto, porém educado. Se o chefe perguntar se ele teve algo a ver com sua decisão, e ele foi um factor, é melhor confiar no tacto e na diplomacia para fazer uma resposta honesta. Em outras palavras, você não vai ajudar nada em dizer: “Sim, você foi um péssimo supervisor, e eu poderia ter me saído bem melhor,” (mesmo se for verdade).

Você pode dizer a verdade sem ser cruel: “Foi um factor, mas não a razão principal. Eu acho que nossos estilos e abordagens não são compatíveis, e nunca funcionamos juntos da maneira que eu gostaria. A experiência foi positiva, mas com esta nova oportunidade, eu me sinto pronto para um novo desafio.”

Tenha uma cópia de sua carta de demissão em mãos.

Faça sua carta breve, profissional e sem confrontações. Um exemplo: “Prezado Sr. Spacely: Foi uma honra trabalhar na Spacely Rodas Dentadas. Esta carta é para lhe notificar que eu vou estar saindo desta empresa para aceitar uma vaga em outra em < uma data PELO MENOS um mês da data da carta e da conversa >. Por favor aceite minha gratidão pela nossa associação, e desejo o melhor para você e sua empresa para o futuro. Sinceramente, George Jetson.”

Aperte as mãos, sorria e agradeça a seu chefe.

Seja uma partida motivada por mudança, um emprego melhor, ou só para sair de perto deste cara, mostre alguma classe enquanto sai pela porta. Aperte as mãos a seu em-breve-ex-chefe, agradeça por “tudo”, e saia. Vá para a sua estação e fique ali por pelo menos 10 minutos. Agora você pode contar a todos, mas tome cuidado para não pisar no calo de ninguém. Seja educado, tenha classe e confirme que está saindo.

.

DICAS ÚTEIS

Lembre-se que existe poucas pessoas tão livres quanto aquelas que não tem nada a perder

Mas não vai lhe servir bem no futuro se começar a lavar a roupa suja só porque está de saída. Você não morrer se for gentil por mais um mês, porque você está saindo, mas a experiência adquirida vai com você.

O idiota que você está deixando para trás pode acabar sendo seu chefe de novo no futuro.

E lembre-se, algumas vezes estes idiotas não se dão conta de que não são queridos. Se ele se lembrar de você como alguém que era positivo e generoso no passado, você pode estar preparando um futuro melhor quando seu novo/velho chefe lhe colocar a frente de outros na nova posição. Isto pode facilitar transferências para outras filiais, melhores tarefas, e mais.

Pode ser sábio recusar quaisquer ofertas para ficar no seu emprego actual.

Aceitar um aumento ou bónus depois de ameaçar sair pode colocá-lo em posição negativa com seus companheiros e com a companhia como um todo. Pode fazer você parecer indeciso e de lealdade questionável. Sempre mantenha um registo da oferta, caso volte para a empresa no futuro.

Depois de informar seu supervisor, diga pessoalmente aos outros gerentes ou empregados chave com que trabalhou que está de saída.

Diga de modo a agradecer a pessoa por ajudar a desenvolver sua carreira. “Eu não sei o que você ouviu, mas eu estou saindo para assumir uma posição em outra empresa. Antes de sair eu gostaria de dizer pessoalmente o quanto foi bom trabalhar com você.” Estas pessoas podem um dia sair para outros empregos no futuro, e você quer que elas tenham boas memórias de você. Quem sabe o impacto que elas podem ter na sua próxima ascensão profissional.

.

AVISOS IMPORTANTES

Permitir que um chefe de quem não goste lhe provocar ao ponto do insulto vai terminar mal.

Você não quer ser arrastado para fora pela segurança. Não ceda a tentação de dizer o que realmente pensa.
Alguns chefes não gostam de ser você a pessoa a tomar a decisão.

Quando for dar a notícia, esteja preparado para sair do emprego neste mesmo dia, porque alguns supervisores vão levar para o lado profissional sua saída, e vão lhe dizer que não há necessidade de aviso prévio, e vai lhe dizer para sair mediatamente. Você vai estar no fogo, logo verifique se seu chefe é este tipo de pessoa – mas tome cuidado, pois você não pode prever o que ele pode fazer.

Leia seu contrato novamente, verifique as opções de término que você e a empresa têm. Se não houver contrato formal de emprego, aprenda as leis de seu estado.

Esteja preparado para sair no mesmo dia, antes de ir dar a notícia.

Antes de ir, salve em disco ou mande um email para uma conta particular tudo que irá precisar, e tem o direito de levar, como contacto dos clientes, fornecedores e outras referências; amostras do trabalho, para portefólio; uma lista dos projectos em que trabalho, etc. [tenha certeza de que você tem o direito de levar uma cópia desta informação. Leia seu contrato e a legislação local antes de seguir este conselho].

Quando for considerar uma contra-oferta, avalie honestamente porque quer sair e se proteja.

Apesar de um aumento ser bom, pode não resolver outros problemas que podem requerer uma promoção ou transferência para outro membro do grupo (se o problema for o chefe).

Você pode se proteger de ser demitido por vingança depois exigindo que, pelo menos por dois anos, você só possa ser demitido por justa causa.

Uma contra-oferta é algumas vezes feita por causa do medo de não haver ninguém para fazer seu serviço.

Se for o caso, e você aceitar a oferta, eles podem lhe pedir para treinar outros no que você faz. Você pode acabar treinando seu substituto, e a próxima mudança pode não ser nos seus termos.

Uma contra-oferta é o reconhecimento de que está sendo mal pago.

Se você precisar de um ambiente saudável que reconhece o valor das pessoas sem ameaças de demissão, você pode não se sentir a vontade a longo prazo no seu emprego actual. Mas se você está confortável com a ideia de negociações de aumento, e não lhe importa que seus colegas que são negociadores menos habilidosos não ganhem tanto quanto merecem, você pode pensar em ficar.

Tenha em mente os benefícios que pode merecer.

Se estiver para ser demitido, você pode ter um plano de desemprego, ou a opção de receber seguro desemprego. Pode ser útil se você não tiver um outro emprego garantido. Sair de um emprego por conta própria pode invalidar todos estes benefícios. Pode ser bom recebê-los enquanto procura por sua nova posição.

NÃO INICIE uma sessão de lavagem de roupa suja com seus colegas antes de sair.

Todas as coisas negativas que disser vão rebater no chefe ou na pessoa de quem está a reclamar. Você nunca sabe, novamente, onde estas pessoas vão cruzar novamente seu caminho profissional.

Se for arremessar coisas no ventilador, faça somente com pessoas em que confie. Faça isto longe do trabalho, de preferência depois de sair.

24 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    trabalho numa micro fábrica há cerca de trez meses estou a pensar sair por certos e determinadas
    motivos do patronato,gostaria de saber que tempo tenho que dar a empresa e quais os direitos
    que tenho.
    obrigado
    cumprimentos.

  2. Boa tarde, estou numa empresa a trabalhar desde novembro do passado ano, não tenho qualquer contrano assinado nem descontos efdetuados pela entidade patronal para a segurança social.
    Como pretendia sair enviei uma carta de despedimento em como saia no final do corrente mês, gostaria de saber quais são os meus direitos
    muito obrigada

  3. Boa tarde,
    Estou numa empresa há 2 anos, encontrei algo melhor e mandei uma carta de aviso prévio no dia 7 de Janeiro para terminar no dia 31 de Janeiro, o que tenho a receber?

  4. Boa noite. Eu estou a trabalhar numa fabrica textil e ganho o ordenado minimo. Entrei para a fabrica no dia 08-10-2009 com contrato de 3 meses, depois renovei 4 vezes o contrato cada um com 3 meses.
    à 5º renovação passaram-me a efectiva. Depois fiquei mais 1 ano a trabalhar na produção, mas depois abriu uma vaga para o escritorio, e eu candidatei-me e fui escolhida (Maio de 2011) e estou a trabalhar no escritorio desde então. No entanto ganho o mesmo e a minha categoria ainda é estágiaria. Agora estou a pensar em me despedir pois quero emigrar mas gostaria de saber com quanto tempo é que tenho de avisar da minha saida, quanto tempo é que terei que dar à casa e quais são os meus direitos, queria sair em JULHO da fabrica.
    Fico à espera de resposta. Obrigada

  5. Trabalho a 4 anos na empresa, e fiz u acordo com o patrão,
    mais depois ele me disse que o contador colocou na rescisão como se eu tivesse pedindo pra sair, e o patrão me disse que não dava mais pra mudar isso.
    Da pra mudar ou não? O que fasso? Não quero perde meus direitos, afinal são 4 anos.
    Me ajudem por favro.

  6. Boa tarde, gostaria de saber se tenho direito a receber alguma coisa se me despedir da empresa onde trabalho á 17 anos, avisando a mesma previamente? Gostaria de saber também quantos dias tenho de dar á casa e com quantos dias de antecedência devo avisar a empresa que me vou despedir? 

    Grato pela atenção

  7. Trabalho em uma empresa a quase 3 anos(Entrei dia14 de maio de 2009
    )marquei férias pra sSet de 2012..Mas agora recebi uma proposta de trabalho melhor e pretendo sair da empresa gostaria de saber quanto tempo tenho que dar a casa,pois ainda tenho ferias relativa aeste ano agozar.acredito que sejam 60 dias ,mas gostaria de saber se posso dar 30 em trabalho e 30 das ferias que iria gozar em Set.

    obrogada e espero resposta

  8. assinei um contrato de meio ano que acabou a dia 21 de janeiro o contrato e renovavel mas eu quero me ir embora desta empresa tenho um mes de ferias para gozar tenho que dar na mesma o tempo a casa trabalhando ..ou posso mandar a carta de despedimento e o tempo que tiver dar a casa gazar as ferias

  9. Bom dia, trabalho numa empresa ha cerca de 5 anos e tive uma oportunidade de trabalho para iniciar a 2 janeiro 2012. Gostaria de saber, se é possivel pedir licença sem vencimento, para que esse pedido de 3 meses resolva a questoa dos 2 meses que tenho de avisar com antecedencia para sair.

    Grata pela atençao. Cumprimentos,

    Liliana

  10. Mais acrescento que entrei a 13 de Novembro de 2010 e so comecei a receber recibos em janeiro de 2011. E ate a data nunca assinei quaiquer contrato de trabalho. obrigado

  11. Ola boa tarde, trabalho numa empresa a um ano e 3 dias, quero me despedir, gostava de saber o que tenho de fazer ou seja os meus deveres e se possivel os meus direitos a receber tambem. obrigado . atentamente

  12. Estou de baixa psiquiátrica desde novembro de 2010. De momento estou a fazer um tratamento hospitalar. Estou a receber a baixa, ainda que atrasada, e estou a pensar despedir-me do emprego que mantinha. gostaria de saber o que tenho de fazer para que tal aconteça. continuarei a receber baixa após o despedimento? Como se processa o despedimento? Terei direito a gozar férias ou receber algo? o que tenho que requerer enquanto não encontrar novo emprego? Agradeço toda a informação que me puderem disponibilizar pois não estou a par da informação detalhada e do que devo fazer.

  13. Boa noite

    trabalho numa empresa, ainda nem a um ano, cerca de 11 meses, e queria sair da mesma. Posso simplesmente entregar a carta de despedimanto com o prazo de um mes, ou seja um mes que tenho de dar a casa, e acabando esse prazo ja nao ir mais??
    se sim, e agora quanto a carta, o que é melhor fazer!? mandar uma carta registada?
    Agradecia feedback obrigado

  14. ola boa tarde.sou a silvia e tenho uma duvida.despedi-me do meu trabalho,neste momento tou a dar o mes a casa.gostaria de saber o que me pertence receber quando me vier embora.já entreguei a carta e foi tudo amigável.obrigada. 6/11/2011

  15. Bom dia, trabalho numa empresa de transportes publicos vai fazer 4 anos em Dezembro. Surgiu-me a oportunidade de ir trabalhar para a Suiça em Janeiro, ou seja vou-me despedir. Gostaria de saber quais os meus direitos, o que vou receber e se há algum beneficio se ao dar o tempo á casa o contrado termine em Dezembro ou em Janeiro. Pois informaram me que se vier embora em Janeiro recebo um subsidio de ferias desse ano ou seja de 2012. Obrigada

  16. Boa tarde, eu trabalho numa empresa á 3 anos e 2 meses, ja estou efectivo mas vou me despedir, gostava de saber quais são os meus direitos respeitando o periodo que tenho de dar de aviso ao empregador. obrigado

  17. boa tarde.
    eu trabalho para uma empresa, como part.time, ha 13 meses (comecei a 9 de julho de 2010) e ate a data nao tenho copia do contrato que assinei.
    Quero me despedir e sei que se meter a carta de despedimento terei que dar 30 dias a empresa.
    esses 30 dias sao reembolsados?  tenho direito a gozar ferias que faltam nesses 30 dias que tenho de dar a empresa? tenho direito a subsidio de ferias e de natal?
    gostava de ter uma pequena orientaçao do que devo fazer.

  18. Boa Tarde,

    trabalho numa empresa há 2 anos e 8 meses, como part-time, mas já estou efectiva!
    vou despedir-me mas eles já sabem os meus motivos, por isso vou sair de forma amigável.
    Gostava de saber quais são os meus direitos para o caso de eles considerarem que por estar a sair tão ‘amigavelmente’ não tenham que me pagar tudo direitinho.

    Muito Obrigada,
    Com os melhores cumprimentos,
    Daniela

  19. bom dia, trabalho numa empresa ha 9 anos, estou a pensar em me despedir para uma oportunidade na funçao publica, se me despedir tenho direito a que? ordenado, subs.ferias e natal, 2 dias e meio por cada mes de trabalho? ou nao? obrigado.

  20. Boa tarde, gostava que me esclarecessem acerca dos possíveis direitos que irei ter no caso do meu despedimento.
    Iniciei numa empresa no dia 18 de Março 2010 com um contrato de trabalho de meio ano renovado automaticamente. Foi o que aconteceu findo esse prazo o contrato foi renovado, agora vai voltar a ser renovado quando fizer um ano dia 18 de Março. Acontece que estou a prever despedir-me só no final do mês de Março/ Inicio de Abril, farei a rescisão nessa altura pois ainda não tenho data definida do meu próximo projecto, daí eu deixar passar o prazo da renovação do contrato…será sempre com aviso prévio de um mês.
    Acontece que durante este período de tempo em que trabalhei não gozei férias até à data.
    Quais são os direitos que tenho que receber? Sendo o meu salário base são de 700 euros por mês.

    Obrigada
    Cumprimentos

  21. Trabalho desde 2/7/2009 numa empresa como efectivo. Já dei a carta de despedimento ao meu patrão que acabou no dia 27/11/2010. O meu patrão diz-me que só no final de Dezembro é que me faz as contas. Pelo que li,como estou á menos de 2 anos na empresa só tenho que dar um mês, e acho que o meu patrão tem que me fazer as contas agora. Precisava de uma explicação.

  22. ola bom dia trabalho a um ano e meio numa empresa e meti a carta de despedimento já recebi os meus direitos todos de 2009 ferias, subecidio, e 10º 3º mes gostaria de saber quais os direitos que tenho a receber agora. obrigado

  23. boa tarde venho por este meio pedir uma informaçao, trabalho numa empresa a 6 anos do ramo textil e num futuro proximo quero sair dando segundo eu sei para ter direito alguma coisa tenho que dar 2 meses ao patrao e tenho ouvido dizer que apenas se tem direito apenas a gozar as ferias em falta e apenas recebo os dias de trabalho ate quando trabalhei. Mas tb ja ouvi dizer que tenho tambem direito a um salario por cada ano de trabalho e como estou em duvida agradecia se possivel ajuda-sem a resolver as minhas duvidas. sem mais assunto de momento obrigado.

  24. Trabalho numa empresa a 4 anos, na qual nao sei o dia certo para receber, vou sempre de ferias sem receber o subsidio, ja para nao falar que apenas recebo 422.70euros ja com descontos nao recebo qualquer subsidio de alimentação e ou transporte, e trabalho das 9h as 19h….
    O meu patrão para fugir a segurança social esta a por 15 dias de faltas injustificadas no recibo do mes e assinei pois ele disse que nao tinha quaiquer problemas para mim e assim nao teria de pagar tanto a segurança social uma vez que ele nao tem dinheiro… nao quero denunciar ninguem para ja mas preciso de ajuda para conhecer os meus direitos. ja pensei em sair da empresa mas tenho a certeza que nao m fara a vida facil pois foi o que fez a todas as outras funcionarias. ajudem me por favor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here