emprego-europa-eures

O primeiro passo para quem procura trabalho na Alemanha ou em qualquer outro país da Europa comunitária é consultar o portal Europeu EURES, ou consultar um conselheiros da Eures, que possa orientar essa procura de emprego.

A rede EURES foi criada em 1993 com a missão de prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento e colocação.

A EURES assume como missão potenciar a mobilidade laboral na Europa e estreitar a ligação entre empregadores e candidatos pela via da divulgação de oportunidades de emprego.

Um papel fundamental, numa altura em que pende sobre o mercado laboral português a negra previsão de 13% de desempregados em 2012.

A Europa enfrentou recentemente a maior crise económica desde a recessão de 1930, que conduziu à perda de milhares postos de trabalho. Se noutros países o mercado de trabalho já parece estar a recuperar dos embates da adversidade, Portugal tem ainda uma dura batalha a travar. A prioridade do país passa por recuperar da crise, restaurar o crescimento económico e criar mais emprego.

Mas enquanto a batalha não está ganha, muitos portugueses procuram oportunidades laborais no estrangeiro e a rede EURES reforça a sua missão de fomentar a mobilidade laboral entre os estados membros.

São cada vez mais os portugueses a olhar para os mercados de outros países, não apenas motivados por uma situação de desemprego, mas por uma apetência cada vez maior à consolidação de experiências de carreira internacionais.

A rede EURES foi pensada para atuar nesta frente, alargando as oportunidades de emprego à escala internacional.

TESTEMUNHOS SOBRE A PLATAFORMA EURES

.Há mais de um milhão de ofertas disponíveis na PLATAFORMA EURES. E numa análise ao universo de oferta é possível perceber que em todos os países representados, continuam a existir necessidades específicas de mão-de-obra qualificada a que as comunidades locais não conseguem dar resposta.

Resultado de uma parceria entre a Comissão Europeia e os Serviços Públicos de Emprego dos Estados-Membros do Espaço Económico Europeu (e Suíça), e outras organizações parceiras.

Em Portugal, a EURES está integrada no IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), no Instituto de Emprego da Madeira e na Direção Regional para o Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, nos Açores. Os recursos conjuntos dos membros e parceiros EURES fornecem uma base sólida para que a rede possa servir com qualidade trabalhadores e empregadores.

Com rede humana de mais de 850 conselheiros EURES que mantêm um contacto diário com candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa, através desta plataforma, é possível aceder a oportunidades laborais em vários setores de actividade e informações sobre como viver e trabalhar nos vários países membros.

Na consulta a esta plataforma pode deixar o seu currículo acessível a uma vasta base de dados de empregadores, consultar ofertas de emprego disponíveis, mas também ofertas formativas e de aprendizagem na Europa.

LINKS ÚTEIS

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...