Um novo emprego não significa apenas uma maior remuneração, mas sim um conjunto de factores para além deste como: plano de carreira, política de benefícios, ambiente de trabalho, localização da empresa (qualidade de vida), porte e estrutura da mesma, nomenclatura do cargo, forma de contratação e desafio proporcionado, entre outros.
Ninguém acredita que conseguirá encontrar um novo emprego com uma equação interessante desses factores sem esforço. Ainda mais nos dias que correm. Entretanto, nem todos utilizam o caminho correcto para o fazer.
O mais importante é não colocar em risco o emprego atual neste processo. Por isso é sempre recomendado por especialistas aos que trabalham que procurem um suporte profissional de empresas de recrutamento, para não dividir o tempo entre o certo e o duvidoso, acabando por correr o risco de ficar sem nenhum dos dois.
O ponto de equilíbrio entre a procura do novo emprego e a manutenção do actual é ténue – e deve-se levar em conta que, quem se contenta com um emprego banal apenas por medo de enfrentar o mercado de trabalho, está a colocar em risco o sucesso profissional.
Conselhos para procurar emprego sem perder o emprego atual?
Se está à espera do momento certo para começar a procurar um novo emprego, confira as dicas para dedicar-se a esta tarefa, sem colocar em risco seu emprego actual.
Cuidado com o e-mail
Ao procurar um novo desafio profissional haja sempre com segurança. E-mails corporativos muitas vezes são rastreados pelas empresas, dependendo da política de segurança delas.
O ideal é usar a conta de e-mail pessoal para este tipo de contacto ou, preferencialmente, nunca fazê-lo dentro de sua empresa actual, especialmente quando começar a discutir as bases da proposta de emprego. Além disso, seu futuro empregador não irá, certamente, gostar de saber que gasta seu tempo no escritório em assuntos pessoais.
Atenção e zelo ao passar referências
Ex-colegas de trabalho normalmente são os primeiros a saberem que você está à procura de um novo emprego. Mas os colegas atuais são os mais indicados para dar boas referências a seu respeito.
Pense muito bem antes de falar com algum deles e peça sigilo em relação a isso. Se você não estiver seguro de que são fiáveis, não fale com ninguém. Mais importante que a referência é o sigilo.
Administre bem o seu tempo
Uma entrevista no pequeno-almoço é o momento ideal para quem está empregado. Tente agendar para o horário das 8h, pois assim conseguirá estar às 9h no seu emprego, sem causar qualquer suspeita. Entrevistas no meio do dia requerem mentiras grandes para as ausências.
Nunca deixe de dar o seu melhor
Mesmo quando se está à procura de novo emprego, nunca deixe de dar o seu melhor no seu emprego actual. Se continuar a dedicar-se ao máximo no seu trabalho, será, certamente, reconhecido e ficará com a consciência tranquila ao realizar um bom trabalho.
Tendo prazer em trabalhar aumentará a vontade de procurar por algo melhor no seu tempo livre. Afinal, a busca por um novo emprego não é certeza de consegui-lo e tem que garantir o seu emprego atual.