Bolsa Atleta - Como funciona

Criado no ano de 2005 o Programa Bolsa Atleta é um benefício oferecido pelo Governo Federal, que tem como objetivo o patrocínio individual de atletas e para-atletas no mundo.

Ele é direcionado aos atletas que possuem bons desempenhos e alto rendimento em competições de níveis nacional e internacional.

Através do Bolsa Atleta, os beneficiados têm condições que asseguram os seus treinamentos e competições locais, tais como as pan-americanas, sul-americanas, olímpicas, paraolímpicas e até mesmo competições mundiais.

Neste artigo, você terá um melhor entendimento sobre o funcionamento do Programa Bolsa Atleta e seus requisitos para se inscrever no benefício.

Como funciona o Bolsa Atleta?

Os atletas contemplados com o benefício do Bolsa Atleta recebem a quantia durante o período de um ano. O beneficiado tem acesso ao dinheiro através de sua conta bancária, onde o valor é depositado mentalmente.

É importante ressaltar que a conta bancária do esportista deve ser do banco da Caixa Econômica.

Apesar de atender a este público desde o ano de 2005, o programa costuma dar prioridade aos atletas que fazem parte dos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Atendidos os esportistas destas modalidades, são atendidos os atletas que compõem as categorias dos jogos pan-americanos e demais competições.

Se você já tentou se inscrever no Programa Bolsa Atleta, e por alguma razão não conseguiu o benefício, existem outros seis programas destinados a oferecer bolsas a esportistas.

São eles: Atleta Base, Atleta Estudantil, Atleta Internacional, Atleta Olímpico, Atleta Paraolímpico e Bolsa Pódio.

Requisitos participar do Programa Bolsa Atleta

Ressaltamos que a bolsa oferecida pelo programa atende a atletas que possuem bons resultados e desempenho em competições. Isso significa que, independente da condição financeira do atleta, o programa atende a todos eles, desde que obtenham alto rendimento.

Além disso, é de extrema importância que os beneficiários cumpram com a rotina de treinamento e competição, conquistando bons resultados.

Em outras palavras, a única “dívida” que o bolsista tem em relação ao Bolsa Atleta e à sociedade, é o seu bom posicionamento em competições.

Como se inscrever no Programa Bolsa Atleta

Para efetuar a sua inscrição e receber os benefícios do Programa Bolsa Atleta, é preciso acessar o site do programa.

Sendo assim, se você tem interesse em receber os benefícios da bolsa, é necessário acompanhar sempre o portal e estar de olho no novo período de inscrições.

Para concluir a sua inscrição, é preciso seguir todo o procedimento, que é dividido em três fases. São elas:

  • Preenchimento do formulário virtual, determinado por edital;
  • Encaminhamento do documento de inscrição, em um prazo de 30 dias contabilizados a partir da conclusão da inscrição online;
  • Adiamento: 30 dias contabilizados a partir do fim do período para entrega do documento de inscrição.

Os candidatos que forem contemplados com o auxílio do Bolsa Atleta terão uma área restrita no site do programa, onde estarão todas as informações relacionados ao benefício.

Para ter acesso à área, o atleta deverá criar um login, informando seu e-mail e senha.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...