7 perguntas de entrevista que te fazem revirar os olhos

Quando você finalmente faz uma entrevista, pode parecer um grande negócio. E para você é!

É o primeiro grande passo para finalmente conseguir o emprego dos seus sonhos. Para os recrutadores, no entanto, tudo é apenas uma parte da rotina diária.

Afinal de contas, os recrutadores profissionais geralmente conduzem centenas, se não milhares, de entrevistas por ano.

Agora, isso não é desencorajá-lo ou sugerir que os recrutadores não se importem com você.

O ponto é que eles passam pelo processo de entrevista com muito mais frequência do que você – então, quando você dá o que parece ser uma resposta bem pensada, única e interessante, eles já devem ter ouvido algumas vezes essa semana sozinha.

Se você realmente quiser se destacar, precisará evitar essas respostas clichê e aprofundar-se no tipo de informação que eles estão realmente procurando.

Mas quais respostas da entrevista são as piores coisas que você deve dizer em vez disso?

Entramos em contato com vários recrutadores, profissionais de RH, coaches de carreira e outros especialistas para ouvir seus pensamentos.

Estas são as sete respostas que eles aconselharam os candidatos a emprego para evitar a todo custo.

P: Conte-me sobre você.
R: Detalhes da sua vida familiar, histórico médico ou falhas profissionais.

Por que é ruim? “Evite QUALQUER coisa pessoal que será realizada contra você na entrevista ou se você for contratado.

Há tópicos como saúde e família que o empregador não deve mencionar. Você deve evitar essas coisas também.

Além disso, não mostre suas deficiências. Se você for convidado a entrevistar, os entrevistadores acreditam que você pode fazer o trabalho. Seja confiante e acredite em si mesmo.

O que dizer em vez disso: Uma narrativa que descreve a sua experiência de trabalho até agora, por que é relevante para a posição atual, onde você quer que ela leve você e, se você tiver tempo sobrando, alguns detalhes que esclarecem quem você é uma pessoa, como interesses e hobbies.

Como procurar um emprego?

P: Conte-me o que você sabe sobre a empresa.
R: Detalhes muito óbvios, como o setor deles, ou evitar uma resposta direta completamente.

Por que é ruim: deixar de pesquisar a empresa para a qual você está se candidatando sugere ao entrevistador que você realmente não leva a sério, é preguiçoso ou simplesmente não tem bom senso.

Se [os candidatos] não estiverem preparados para responder a essa pergunta, a probabilidade de garantir uma posição em uma empresa diminui drasticamente.

O que dizer em vez disso: Descreva coisas como o produto / serviço que a empresa fornece, seu mercado-alvo e seu modelo de negócios, entre outras informações críticas de negócios publicamente disponíveis.

Q: Qual é a sua maior força?
A: “Eu sou um jogador de equipe”.

Por que é ruim: A resposta é ampla demais – não há detalhes sobre suas qualidades exclusivas.

Todos devem ser um ‘jogadores em equipa’ – então, o que o torna especial? Sente-se forçado e inautêntico – como se estivesse fazendo uma frase que você acha que o RH quer ouvir. ”

O que dizer em vez disso: “Seja específico sobre como você colabora com colegas de trabalho e se conecta com outros departamentos para produzir o melhor produto [e] por que você acha crucial desenvolver essas conexões e desenvolver relacionamentos.

Dê exemplos de experiência de trabalho anterior.

Q: Qual é a sua maior fraqueza?
A: “Eu trabalho demais / sou perfeccionista”.

Por que é ruim: “Essa resposta vem de candidatos que estão tentando compartilhar algo que percebem como uma força, encoberta como uma fraqueza.

Quem não gostaria de um funcionário cuja maior falha fosse ser motivado demais ou lutar pela perfeição?

O problema é que os candidatos que fornecem essa resposta não estão dispostos a admitir suas reais áreas de desenvolvimento.

Todos nós os temos – quero conversar com pessoas que sabem o que são e estão trabalhando ativamente para melhorar.

O que dizer em vez disso: Os candidatos devem ser honestos. No momento em que tivemos alguns trabalhos, acho que cada um de nós sabe o que precisamos trabalhar.

Esteja preparado para compartilhar honestamente algo que você precisa desenvolver, como você sabe / quem lhe deu feedback e o que você está fazendo para melhorar.

A resposta ideal demonstra uma disposição de ser autoconsciente e também de que você é um aprendiz contínuo.

10 maneiras de detectar erros no currículo antes de o enviar

Q: Onde você faz em cinco anos?
A: “Eu me vejo fazendo esse trabalho ainda”.

Por que é ruim: Muitos entrevistados dizem isso porque acreditam que isso demonstra muita lealdade e comprometimento com a empresa, o que faz deles a contratação perfeita.

No entanto, o que isso realmente faz é sugerir uma falta de ambição. Os empregadores não querem saber que você vai querer estar na mesma posição cinco anos depois, eles querem saber o que você vai fazer para se desenvolver e para a empresa.

É a sua oportunidade de mostrar sua ambição e motivação. Cinco anos é muito tempo, e sugerir a um chefe em potencial que você não se vê progredindo naquele tempo mostra uma ausência distinta de zelo ”.

O que dizer em vez disso: “Os candidatos que realmente querem o emprego saberão que uma progressão natural … podem ocorrer nesse papel, mas um pouco de pesquisa extra não poderia prejudicar.

Pesquise os vários departamentos dentro da empresa e veja onde pode haver oportunidade de se ramificar.

Explique ao entrevistador seus objetivos; Como você gostaria de crescer dentro do departamento?

Mais ao ponto, afinal, como você gostaria de ajudar a expandir o departamento e, de fato, o negócio? Quais habilidades você possui para ajudá-lo a conseguir isso?

Naturalmente, você quer que seu empregador acredite que você será um trabalhador leal que não vai abandonar o barco nos próximos dois anos.

Ao mesmo tempo, no entanto, você deveria dar uma explicação sobre por que vale a pena mantê-lo por cinco anos, em primeiro lugar ”.

P: Por que você quer trabalhar aqui?
A: “Porque eu preciso de um emprego”

Por que é ruim: você pode pensar que essa resposta franca pode parecer engraçada ou agradavelmente honesta, mas não se engane: se você não der um motivo real para uma empresa contratá-lo, ela não será.

O que dizer em vez disso: Para responder corretamente, você deve fazer pesquisas sobre a empresa e ter uma resposta sobre as coisas em que acredita, novos produtos ou iniciativas ou para onde estão indo.

Algumas respostas melhores?

  • Você é um líder na indústria _____ e quero estar alinhado com uma organização que esteja na vanguarda e liderando o grupo;
  • Sua missão de ______ está alinhada com meus valores pessoais ou
  • Você está fazendo grandes coisas e tenho certeza de que posso aprender e crescer aqui.

P: “Por que eu deveria contratá-lo para esta posição?”
A: “Porque sou apaixonado por isso.”

Por que é ruim:Ser apaixonado não ajuda você a se destacar de outros candidatos.

Uma resposta mais original e apropriada seria alinhar especificamente seu histórico com o da organização.

O que dizer em vez disso: Demonstre sua ‘paixão’ discutindo os resultados quantificáveis ​​obtidos para outras organizações.

Quão ativo você está nas organizações comerciais do setor? Que medidas você toma para se desenvolver fora do local de trabalho?

Exemplo carta candidatura espontânea ou apresentação

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...