6 perguntas da entrevista para encontrar empregador certo para si

Uma entrevista de emprego não é uma aventura de sexta-feira à noite. Enquanto a maioria dos casais namoram por anos antes de amarrar o nó, uma entrevista de emprego bem apresentada, apresenta uma escolha pesada, de amar ou largar.

Como o casamento, porém, dizer “eu faço” para o seu próximo empregador envolve uma correspondência cuidadosa dos valores.

Aceitar um emprego pelas razões erradas – dinheiro, localização ou título, entre outros – é como escolher um cônjuge para aparência, dinheiro ou para afastar a solidão.

Mas como, com apenas uma hora para dimensionar uma casa profissional, você sabe se encontrou o Sr. ou a Sra. Direito de Empregador?

Escolher a companhia certa começa com as perguntas certas.Assim como o namoro, uma entrevista não deveria ser uma rua de mão única.

Como um CEO que gasta 75% de seu tempo em aquisição de talentos, recomendo trazer essas seis perguntas para sua próxima entrevista:

1. “Como você definiria os valores de sua empresa?”

Com essa pergunta, você procura consistência.

Se possível, pergunte a três entrevistadores: se você obtiver três respostas totalmente diferentes, a cultura da empresa provavelmente precisará de trabalho.

Acompanhe as respostas dos entrevistadores. Se alguém diz que a empresa valoriza o trabalho em equipe, por exemplo, pergunte como as equipes estão estruturadas.

Quais atividades a empresa usa para promover o trabalho em equipe? Tome notas e busque a congruência entre as políticas da empresa e os estilos de gerenciamento.

[Relacionado: 7 respostas nas entrevistas que fazem os recrutadores revirar os olhos]

2. “Se eu for contratado, o que você espera que eu tenha realizado em um ano?”

Faça essa pergunta no início do processo de verificação, de preferência para quem quer que seja seu supervisor direto.

A resposta do supervisor deve ajudá-lo a determinar se as especificações da tarefa correspondem ao que você pode fornecer.

Uma resposta razoável que se encaixa nos pontos de descrição do trabalho para uma empresa bem organizada.

Isso mostra que as expectativas são justas, a empresa está disposta a apoiar seu sucesso e considerou cuidadosamente o efeito da função nos negócios.

3. “Qual é o maior desafio que sua empresa enfrentou? Como você superou isso?”

Todo mundo adora falar sobre conquistas em uma entrevista – incluindo os empregadores -, mas você aprenderá mais com as dificuldades da empresa do que com seus sucessos.

Como uma organização se comporta e opera quando estão em baixa é um verdadeiro testamento de carácter.

Faça essas duas perguntas lado a lado mais adiante no processo de entrevista, de preferência para um CEO ou outro executivo, depois de ter percebido a cultura.

Eu admitiria essa pergunta uma vez me pegou desprevenido em uma entrevista.

É uma ótima pergunta, porque pede total transparência sobre os erros da empresa. Assim como você deve aprender com o fracasso, seu empregador também deve.

[Relacionado: Como responder “Qual é a sua maior fraqueza?”]

4. “Qual é o traço mais essencial que um novo membro da equipe deve possuir e por quê?”

Faça esta pergunta em qualquer fase durante a entrevista.

Um gerente de contratação, ou melhor ainda, seu futuro chefe, é a pessoa a quem perguntar. Por meio de sua resposta, você aprenderá sobre as necessidades da empresa e as expectativas culturais.

Se o gerente de contratação, por exemplo, disser que está procurando um trabalhador voltado para detalhes, mas também alguém que vê a foto maior, você vai querer descobrir o motivo.

Talvez a empresa esteja crescendo rapidamente ou assumindo contas maiores. Eles podem precisar de alguém para acompanhar os projetos atuais, mas também acompanhar os objetivos futuros.

5. “Por que as pessoas deixaram essa posição voluntária ou involuntariamente?”

De todas as perguntas que você poderia fazer, esta é a mais esclarecedora sobre as expectativas do empregador.

Você quer saber se você será feliz e bem-sucedido. Então, descubra quais personalidades funcionam bem na função. Quais não foram tão bem sucedidos?

Aprofundar as qualidades compartilhadas por ex-funcionários que não se encaixam bem com a cultura. Talvez a posição exija grande organização, mas também constante adaptação.

Se você souber que várias pessoas qualificadas deixaram a função, isso é um sinal vermelho. A posição é injustamente exigente ou as circunstâncias da vida são responsáveis?

[Relacionado:Como se tornar o candidato a que os recrutadores não resistem]

6. “Onde você vê a empresa em cinco anos?”

Se alguma vez houve uma pergunta para o CEO, é isso. Você está procurando uma visão forte e uma liderança firme.

Identifique maneiras pelas quais você pode ajudar a empresa a atingir suas metas, bem como maneiras pelas quais a empresa pode ajudar no desenvolvimento profissional.

Se você gosta de ter uma palavra a dizer no desenvolvimento da empresa, descubra o quanto os funcionários contribuem para a direção da empresa.

Acima de tudo, atente para uma resposta vacilante. Para você ter sucesso, a empresa precisa saber para onde está indo. Você não entraria em um casamento sem conhecer seu cônjuge, então por que você trabalharia?

Se a posição for em tempo integral, você provavelmente verá mais colegas de trabalho do que seu marido ou esposa. Isso não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve. Então vá em frente: faça as perguntas difíceis; Sua felicidade depende disso.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...