Embora muitos aplicativos de trabalho tenham a palavra “opcional” ao lado do campo que solicita uma carta de apresentação, ele não deve ser ignorado.
Afinal, uma carta de apresentação destina-se a mostrar-lhe e cativar um gerente de contratação, como um trailer de filme.
É para provocar e atrair o recrutador ou o gerente de contratação para continuar lendo e se interessar tanto por você que eles simplesmente não conseguem largar seu currículo. Pense: gentil e profissional.
Algumas das melhores cartas de apresentação contam histórias interessantes sobre o candidato e as ajudam a ser vistas como uma boa cultura adequada para uma empresa.
Os recrutadores sempre se lembram do lado pessoal das cartas de apresentação – é quando você se torna mais do que apenas outro candidato.
Eles conectam suas experiências ao seu nome porque você está dando a eles uma outra dimensão sua, compartilhando o que o torna único.
Dada a importância de uma carta de apresentação, você não pode se dar ao luxo de exclui-la. Depois que você tiver um rascunho de trabalho, é hora de pegar sua caneta vermelha.
Aqui estão 15 palavras e frases que estão simplesmente arrastando sua carta de apresentação para baixo. Corte-os!
Siga os conselhos de especialistas abaixo para criar a melhor carta de apresentação possível e deixe sua personalidade, não a prosa robótica, brilhar.
1. A quem possa interessar
Saudações genéricas, enquanto profissionais, podem ser um pouco estéreis. Faça uma pequena pesquisa para encontrar o nome do gerente de contratação ou o recrutador.
Digamos que você descobre uma abertura para um cargo de engenheiro elétrico no site de uma organização de engenharia. Você navega até o LinkedIn e começa a pesquisar.
2. Pensando fora da caixa
Recrutadores lêem milhares de cartas de apresentação e currículos. É o trabalho deles.
Portanto, esforce-se para tornar a leitura da sua carta de apresentação um deleite. Seja criativo em vez de estar na moda.
3. Não tenho certeza se você sabe
Quando se trata do processo de busca de emprego de hoje, outra coisa a lembrar é a sua presença on-line.
Frases como essa subestimam a capacidade do recrutador para o Google e podem parecer ingénuas.
Profissionais de RH e recrutadores fazem sua devida diligência em você. Confie em nós, eles sabem.
De certa forma, seus resultados de pesquisa do Google são muito parecidos com a carta de apresentação moderna. Depois que um empregador ler sua carta de apresentação, ele também o fará.
Certifique-se de que você está confortável com as informações exibidas nas duas primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google.
Olhe através das mídias sociais, fotos e quaisquer outros sites que aparecem quando você pesquisa por si mesmo.
Artigo relacionado: Exemplo de carta de resposta a anúncio de emprego
4. Demasiada especificidade confunde
Os candidatos a emprego devem tentar minimizar as frases que são muito específicas do setor, especialmente se eles estão mudando de setor.
Embora essas frases possam parecer impressionantes em um setor, elas provavelmente confundirão seu gerente de contratação no novo setor para o qual você deseja mudar.
5. Reivindicações sem evidência
Digamos que você esteja se candidatando a uma posição de diretor de marketing.
Entre outros aspectos da descrição, o trabalho exige vários anos de experiência em marketing, um conhecimento profundo da geração de liderança e fortes habilidades de comunicação.
Descreva como, em sua função anterior como gerente de marketing, você executou várias campanhas para seus clientes e superou suas expectativas de geração (com números específicos, se possível) e como também treinou e orientou novos associados sobre como gerenciar seus próprios contas, o que melhorou as taxas de retenção de clientes.
Em outras palavras, mostre como você tem sido eficaz no passado. Está alcançando muitos resultados ao mesmo tempo.
Está demonstrando uma das suas principais habilidades, incentivando e mostrando como você pode colaborar com os alunos, comunicar-se de maneira eficaz e educar os novos funcionários sobre processos e relações com clientes.
Você está provando que pode conhecer os padrões de comunicação e o conhecimento de marketing que eles procuram.
6. Amor
Você não deve simplesmente dizer que quer o emprego ou que ama seu setor. Você tem que mostrar sua paixão.
Compartilhe por que sua carreira melhor se adapta a você e como seu amor pelo seu trabalho impulsiona e motiva você.
Por exemplo, responda a algumas perguntas sobre o que fez você querer entrar no campo, como sua personalidade o ajuda a ter sucesso e quais experiências passadas influenciaram suas decisões profissionais.
7. Mentiras
Evite as habilidades de divulgação que você realmente não possui ou exagere no seu impacto em um projeto importante no seu empregador atual.
O melhor cenário é que mentir em uma carta cria situações desconfortáveis. Pior cenário? [Você perderá o] emprego porque [você] não é o candidato que procurava. ”
8. Lisonja
Quando você procura um emprego, faça o melhor para levar sua personalidade autêntica à mesa.
Como diz o velho ditado, as pessoas contratam pessoas. Muitas vezes, você é contratado porque o gerente de contratação gosta de você – não apenas porque você pode fazer o trabalho.
Ninguém gosta de bajulação. Deixa a impressão de que você não é autêntico e, portanto, não é confiável.
Nos negócios, especialmente em um relacionamento empregado / empregador, a confiança é primordial.
9. Por favor, sinta-se livre
Encerrar sua carta de apresentação com um apelo à ação claro é fundamental, mas em vez de ser gentil, seja direto.
Mostre sua confiança e prove ao recrutador que você sabe que escreveu uma carta de apresentação convincente, finalizando com um pedido mais autoconfiante para uma entrevista pessoal ou tela do telefone.
10. Dinâmico
Afaste-se de encher letras cheias de frases clichês e pense de forma clara, honesta e impactante.
Pense em contar uma história. Você não é um líder dinâmico e ágil que pode fornecer marketing rápido e negócios em ambientes que mudam rapidamente.
Em vez disso, você é alguém que gosta de ajudar as empresas a concretizar mais plenamente sua visão e obter alguns sucessos incríveis no mercado.
11. Significativo
Em vez de andar na ponta dos pés em torno do impacto que você teve em sua empresa atual com palavras como “significativo”, “mensurável” ou “grande”, especifique.
Aconselha-se os candidatos a emprego a substanciar suas realizações com números.
Alguns recrutadores preferem ver números reais, enquanto outros preferem percentagens. De qualquer maneira, forneça contexto suficiente para mostrar o impacto.
Se o seu objetivo era reduzir os custos de fabricação em 10%, deixe claro que você excedeu a meta.
12. Realmente, verdadeiramente, profundamente
Linguagem florida e advérbios excessivos podem parecer insinceros.
Não me entenda mal, você precisa compartilhar suas conquistas em sua carta de apresentação. Ninguém mais fará isso por você.
13. Cortar, Copiar e Colar
Resista à tentação de escrever uma carta de apresentação que regozija o que você descreveu em seu currículo. Em vez disso, reconheça a oportunidade que uma carta de apresentação apresenta.
Use a carta de apresentação como uma oportunidade para destacar as partes do seu currículo que se alinham ao trabalho. E adicione coisas que você normalmente não inclui em seu currículo e que são relevantes para o trabalho.
14. Pensador Avançado
Este é conhecido como “ofensor frequente” entre os especialistas em carta de apresentação e currículo.
Eles são usados em excesso e carregam pouco peso nos dias de hoje.
Trate uma carta de apresentação como uma chance de fazer uma conexão humana, não uma formalidade.
O que deixa você empolgado com esse trabalho? O que você tem feito recentemente que eles acham interessante? O que eles devem saber sobre você que eles não conseguiram discernir lendo seu currículo? Todos os grandes pontos para tocar nesta carta. ”
15. Sinónimos fora de um dicionário de sinónimos
Embora seja tentador a adicionar algumas palavras de alto brilho e frases inteligentes, resista à tentação. Seja você mesmo. Seja honesto.
Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar habilidades.
Palavras como “mudar”, “executar”, “comunicar” e “construir relacionamentos” farão todo o trabalho efetivamente quando combinadas com palavras fortes e autenticidade.