curriculum-vitae

No curriculum vitae modelo funcional a experiência profissional é quem tem um maior destaque sendo esta informação referida mesmo antes da formação.

Além da experiência profissional aparecer em primeiro lugar no curriculum modelo funcional, as experiências são agrupadas por blocos de actividade ou funções desempenhadas.

O modelo funcional evita algumas das desvantagens do curriculum vitae cronológico e facilita a exposição de competências e resultados obtidos embora as datas da experiência profissional não sejam continuas.

Este modelo de curriculum ajuda assim a disfarçar ou mesmo a ocultar os períodos de inactividade ou empregos sucessivos sem grande sucesso, que não sejam abonatórios à sua candidatura.

O tipo funcional é usado quando pretende dar uma grande relevância à sua carreira profissional ou entrar para uma actividade diferente em que o que é relevante não são os estudos ou o tipo de empresa mas sim as competências e o tipo de trabalho.

Veja aqui alguns exemplos do curriculum vitae modelo funcional.

Vantagens do curriculum vitae modelo funcional

Destaca dando relevância à actividade profissional e as competências obtidas a partir dela.

Pode relativizar acontecimentos e pormenores menos bons como uma média de curso baixa ou uma experiência pouco adequada ao cargo a que se candidata.

Os empregadores podem preferir este tipo de curriculum vitae porque os dispensa de ler detalhes que não consideram tão importantes e que são relegados para o fim.

Deixa mais espaço para uma apreciação pessoal que poderá convencer um potencial empregador que valorize a ambição, a capacidade de crítica e a capacidade de expressão.

Desvantagens da utilização do curriculum vitae no modelo funcional

Muitos potenciais empregadores olham com desconfiança este tipo de curriculum vitae por serem geralmente utilizados para esconder informações que não são abonatórias para as candidaturas.

Os curriculum funcionais são geralmente mais subjectivos, nem que seja na escolha das informações a salientar, e por isso podem sofrer bastante com a interpretação de quem os ler.

Estes curriculum são também mais extensos exigindo assim, um maior tempo por parte do recrutador que se não dispuser dele poderá pura e simplesmente ignorar a sua candidatura.

DEIXE UMA RESPOSTA