curriculum-vitae

O curriculum vitae cronológico é talvez o modelo mais comum e caracteriza-se por apresentar todas as informações pela ordem em que foram acontecendo ao longo da vida.

O modelo cronológico deve iniciar-se pela formação e habilitações adquiridas seguido da actividade profissional. A informação deve ser introduzida e ordenada de forma decrescente desde a situação actual até ao emprego mais antigo.

No que respeita à formação, esta deve incluir os níveis mais reduzidos, como por exemplo a frequência de uma escola secundária, incluindo a média final.

A informação anterior deve ser seguida do curso superior (se for o caso) ou curso de formação profissional. Caso possua outros cursos paralelos à formação principal deve incluir e fazer referência a essa informação.

A informação relativa à experiência profissional deve conter o nome e local da entidade onde desenvolveu essa mesma atividade, assim como o cargo e responsabilidades assumidas.

Não se esquece de mencionar os períodos em que passou pelas empresas onde desenvolveu as suas funções como profissional.

Se já decidiu optar pelo modelo de curriculum vitae cronológico, consulte alguns exemplos deste modelo.

Todos os modelos de curriculum vitae têm as suas vantagens e desvantagens, indicamos algumas das situações em que o modelo cronológico é recomendado e outras em que optar por outro modelo de curriculum será benéfico para a sua candidatura.

Vantagens do curriculum vitae modelo cronológico

Modelo familiar – Os possíveis empregadores dirigem rapidamente o olhar para as áreas que lhe interessam, pois já esperam este tipo de curriculum vitae.

Claro e conciso – Este modelo de curriculum vitae cronológico é bastante fácil de analisar e de categorizar a pessoa que o envia por ser bastante esquemático.

Breve e rápido – A sua leitura é simples com informação bastante sintética evitando as descrições e as exposições de motivos e objetivos.

Objetivo – O modelo de curriculum vitae cronológico é muito directo e não há interpretações muito diferentes de pessoas diferentes.

Desvantagens do curriculum vitae modelo cronológico

Nos casos do candidato ter pouca experiência profissional, este tipo de curriculum vitae não é muito favorável.

Quando a distinção do candidato se situa numa área pouco usual como as atividades extra-curriculares, este tipo de curriculum dá pouco destaque a essas situações.

Não use este modelo cronológico quando existir um período da vida particularmente desfavorável, pois este tipo de curriculum vitae não permite relegá-lo para segundo plano, deixando sempre um espaço demasiado evidente quando ele não for referido.

Não deve ser utilizado quando a última experiência não tiver sido a mais relevante e importante para o emprego a que se candidata.

DEIXE UMA RESPOSTA