Com Orçamento do Estado de 2015 apercebe-mo-nos que  os prazos de entrega da declaração anual de IRS 2016 serão diferentes do habitual.

Saiba quais os prazos limite para a entrega das declarações anuais de IRS de 2016, entregue o seu irs dentro do prazo legal.

Em 2016 termina a diferenciação que existia em anos anteriores da entrega de IRS em papel ou através da Internet. deixando de haver prazos para entrega em papel diferenciados dos prazos de entrega pela internet.

Prazos de entrega da declaração anual de IRS 2016

Caso sejam auferidos rendimentos exclusivamente oriundos do trabalho por conta de outrem e/ou pensões:

  • De 15 de março a 15 de abril

Rendimentos da Categoria A e/ou H (trabalho dependente e pensões)

  • De 16 de abril a 16 de maio

Prazo de entrega para todos os restantes rendimentos (todas as outras categorias). Sempre que seja necessário entregar os anexos B, C, D, E, I, L a declaração de rendimentos tem de ser feita obrigatoriamente pela internet.

Em 2016, todos os contribuintes que tenham auferido durante 2015 rendimentos até 8.500 euros, não precisam entregar IRS.

O valor de 8500 euros já tem em conta o aumento verificado no salário mínimo nacional

Note também que é obrigatório:

Até ao dia 15 de fevereiro de 2016 para completar a informação das faturas para beneficiar das deduções à coleta. O valor das deduções será disponibilizado até ao fim do mês de fevereiro.

Até ao dia 15 de março de 2016, deverá reclamar no Portal das Finanças ou no Serviço de Finanças, se encontrar alguma omissão ou incorreção.

Recomendamos a leitura do seguinte artigo: Validar as faturas passo-a-passo

 

Tenha também atenção: quem entregar a declaração com mais de 90 dias de atraso não poderá reclamar qualquer dedução à coleta ou abatimento.

DEIXE UMA RESPOSTA