escrever-carta-candidatura-exemplo

As cartas de apresentação e para candidaturas espontâneas são mais importantes do que imaginamos, pois são oportunidades de emprego que podem surgir quando menos esperamos.

Deixamos um exemplo original e prático de como escrever uma carta de candidatura espontânea ou apresentação.

Antecipe-se e envie cartas de apresentação e candidatura a todas as empresas com as quais gostaria de trabalhar, use para isso os nossos exemplos de cartas de candidatura espontânea que apresentamos em baixo.

Muitas e importantes empresas não recorrem aos anúncios de recrutamento de pessoal, preferindo efectuar as suas escolhas de entre os candidatos que se apresentaram espontaneamente, isto é, por sua própria iniciativa.

Este é, portanto, um tipo de candidatura absolutamente recomendável e que se impõe também quando se tem conhecimento que uma empresa se vai expandir para novas áreas, tem determinadas carências, etc.

Também é natural que os anúncios, mesmo depois de uma análise meticulosa, não ofereçam a oportunidade desejada ou não correspondam ao perfil do candidato.

Quando o emprego a que se concorre ou a oferta de serviços são menos específicos, a candidatura espontânea faz todo o sentido.

Estas têm a vantagem de permanecerem bastante tempo em carteira, ao contrário das respostas aos anúncios que são normalmente eliminadas logo que é feito o respectivo recrutamento.

A chave de uma candidatura espontânea é saber dirigi-la para a empresa certa, para o destinatário mais personalizado possível, oferecendo serviços específicos, referindo as principais competências para o seu desempenho.

Estrutura e exemplo

  1. Parágrafo: referir o motivo que o leva a contactar a empresa e a querer candidatar-se ao posto de trabalho.
  2. Parágrafo: demonstrar em que medida a sua formação e experiência poderão ser úteis, relacionando-as com o que sabe sobre a actividade da empresa.
  3. Parágrafo: manifestação da disponibilidade para entrevista.
  4. Parágrafo: saudação

Estrutura

A sua identificação
Nome
Morada
Telefone/Telemóvel
E-mail

Dados da entidade
Nome do destinatário
Cargo
Nome da empresa
Endereço
Localidade, dia, mês e ano

Ex.mo(a) Sr. (a)

Refira o motivo da carta evidenciando o seu conhecimento sobre a entidade. (Procure captar o interesse do empregador, referindo o motivo que o leva a querer candidatar-se a esse posto de trabalho. Escolha um estilo directo e, se possível, original.)

Relacione o seu perfil com a empresa. (Descreva em que medida a sua formação e experiência poderão ser úteis, relacionando-as com o que sabe sobre a actividade da empresa.)

Solicite uma entrevista. (Tente convencer o empregador a conceder-lhe uma entrevista. Desperte nele o interesse em querer conhecê-lo melhor. Informe que o vai contactar em breve.)

Termine a carta de forma atenciosa e assine.

Anexo: Curriculum Vitae

Exemplo – Carta candidatura espontânea/apresentação

Jorge Gomes
Rua de Campolide
Telf:210000000
E-mail: [email protected]

Ex.mo Senhor
Director de Recursos Humanos da Empresa de Comunicação VilaSilva
Rua da Esmeralda, n.º 21
0000-000 Lisboa
Lisboa, 21 de Maio de 2008

Ex.mo Sr.

Terminei a minha licenciatura em Ciências da Comunicação no passado mês de Abril. O meu objectivo é desenvolver as minhas capacidades e aplicar os conhecimentos adquiridos numa empresa a operar a nível multinacional.

Tenho conhecimento de que a vossa empresa está a iniciar a criação de um Departamento de Comunicação e Imagem prevendo-se, por conseguinte, o recrutamento de recém-licenciados na área da Comunicação.

Encaro com entusiasmo a possibilidade de integrar uma empresa de prestígio e líder no mercado neste ramo de actividade.

Como poderá verificar, pelo C.V. que anexo, possuo alguma experiência em Desenho e Tratamento de Imagem, áreas que aprofundei e desenvolvi durante a realização de um estágio profissional na empresa Artes e Imagem, Lda.

Comunico-lhe total disponibilidade e interesse em aprofundar as razões desta candidatura.

Na certeza que esta carta merecerá a melhor atenção de V.Exa., subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

Assinatura

Anexo: Curriculum Vitae

Consulte este exemplo em formato .pdf de uma carta de candidatura espontânea ou apresentação.

10 COMENTÁRIOS

  1. eu jose joaquim estou desempregado em busca de trabalho..meu ultimo trabalho foi como controlador de qualidade na area de vestuario .trabalhei também como motorista..

  2. Gostei do modelo, é excelente. Também preciso de um dirigida ao banco, tenho experiência de dois anos trabalhei como tesoureiro

  3. Boa tarde … Dizer que acabei de fazer alguns cursos profissionas na area de Higiene e Segurança no trabalho HST \ HSE e Controlo de Qualidade QC \ QA e estou a procura de estagio ou trabalho nestas areas ja fiz varias candidatura espontanea via net, com carta de apresentação e curriclum e não tenho nenhuma resposta apesar de não ter nenhuma experiencia de trabalho na area ou seja nunca trabalhei em empresas ou industrias e gostaria de ter tambem uma oportunidade de mostrar o que aprendi tambem sou Técnico Médio de petroquimica e frequentando o 2 ano de engenharia de minas em angola estou a procura de uma oportunidade de emprego ou estagio e agradecia por qualquer tipo de ajuda que me possam prestar.. Obrigado e bom dia para todos voces.

  4. Boa tarde, preciso de fazer uma carta de apresentação, embora será enviada por mail!
    O problema é que eu estou a enviar o meu curriculum por forma espontanea e todas as cartas que estão disponiveis na net não dão uma indicacao de algo, como o não se ter experiencia para o qual se esta a candidatar, por exemplo ….eu quero candidatar-me para trabalhar numa creche, mas não tenho experiencia neste sentido, embora seja mae. A minha experiencia é como assistente tecnica! Agradecia a vossa ajuda. obrigada

  5. preciso de ajuda para elaborar uma carta de apresentaçao, para poder canditadar-me a conseguir trabalho,na area de restauraçao ou serviços administrtaivos, sao as areas que incluem o meu curriculo,e a minha experiencia profissional

    obrigado 

  6. Boa tarde,

    preciso de uma carta de apresentação e candidatura espontanêa para arêa administrativa por favor.

    Obrigada

  7. Olá queria pedir a vossa ajuda.
    Preciso de fazer uma carta de apresentação espontânea. Ando à procura de exemplos na net mas todas as que encontro são de licenciados ou recém-licenciados, eu tenho apenas o 9º e experiência de trabalho na área de auxiliar de acção Educativa e de motorista de transporte de crianças, fiquei desempregada , neste momento preciso de procurar trabalho tanto pessoalmente como por net mas preciso de uma carta de apresentação para quando envio por mail pois ai não tenho como falar mas nao sei mesmo o que escrever na carta.
    Agradecia imenso a vossa ajuda, obrigada  

  8. gotaria de ter um modelo da carta de apresentaçao para pedido de emprego
    porque na maioria das vezes que procuro emprego exigem a carta agradesseria se podessem me ajudar a ter um, obrigado.

  9. Boa tarde.
    Neste momento, e dada a minha situação de desemprego atual, envio muitos email de candidatura a emprego mas também preciso de uma carta de apresentação espontânea.
    Já andei pela internet, para ver se consigo orientação para a fazer, no entanto existem apenas para quem possui uma licenciatura. Eu possuo apenas o 11º ano e muita experiência de trabalho. Ficava grata se me pudessem ajudar. Bem hajam.

  10. Olá queria pedir a vossa ajuda.
    Preciso de fazer uma carta de apresentação espontânea. Ando à procura de exemplos na net mas todas as que encontro são de licenciados ou recém-licenciados, eu tenho apenas o 12º ano e experiência de trabalho fiquei desempregada devido a empresa onde estava ter falido, neste momento preciso de procurar trabalho tanto pessoalmente como por net mas preciso de uma carta de apresentação para quando envio por mail pois ai não tenho como falar mas nao sei mesmo o que escrever nela.
    Agradecia imenso a vossa ajuda, obrigada  

DEIXE UMA RESPOSTA