Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os inquéritos à população no próximo ano para os Censos 2011, vão implicar o recrutamento de 30 mil pessoas para os trabalhos de campo em todo o território português.

A recolha de dados no terreno deve começar entre Março e Abril de 2011 e serão um ‘balão de oxigénio’ para o mercado laboral em Portugal.

Irão ser necessários colaboradores para as funções de recenseador, coordenador de freguesia, delegado municipal e delegado regional.

Os recenseadores serão o número mais significativo de pessoal a recrutar, cabendo-lhes o contacto directo com a população.

«As restantes funções possibilitam o enquadramento, supervisão e coordenação de toda a cadeia de recolha», explica a mesma fonte do organismo responsável pelas estatísticas em Portugal.

.

REQUISITOS GERAIS PARA AS FUNÇÕES DELEGADOS REGIONAIS E MUNICIPAIS DO CENSOS 2011

    • Habilitações académicas preferencialmente ao nível da licenciatura;
    • Idade superior a 25 anos;
    • Disponibilidade a tempo completo, incluindo em fim-de-semana sempre que necessário;
    • Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
    • Capacidade de coordenação, de comunicação e de motivação de equipas de trabalho;
    • Qualidades: rigor, método e facilidade de adaptação a contextos diversificados;
    • Bons conhecimentos da realidade local da zona geográfica para a qual se candidata;
    • Dispor de transporte próprio.

.

FUNÇÃO DELEGADOS REGIONAIS (M/F) – REF. 1 – CONCURSO ENCERRADO

    • Coordenar a actividade censitária num conjunto de 3 a 5 municípios (consoante a respectiva dimensão), de acordo com os procedimentos estabelecidos;
    • Articular, com os responsáveis autárquicos da sua área de competência, as acções necessárias à correcta execução da operação e ao cumprimento dos seus prazos;
    • Colaborar no processo de recrutamento e selecção dos Delegados Municipais, assegurar a sua formação e proporcionar-lhes a assistência técnica necessária;
    • Colaborar no processo de recrutamento e selecção de recenseadores, coordenadores e subcoordenadores de freguesia;
    • Acompanhar a execução da operação censos 2011 e supervisionar os trabalhos de campo na sua área de intervenção, de acordo como os procedimentos estabelecidos.

.

FUNÇÃO DELEGADOS MUNICIPAIS (M/F) – REF. 2 – CONCURSO ENCERRADO

    • Coordenar a actividade censitária no município que lhe foi atribuído;
    • Colaborar no Recrutamento, Selecção e Formação dos elementos que compõem a restante estrutura de coordenação concelhia, assegurar a sua formação e proporcionar-lhes a assistência técnica necessária;
    • Acompanhar a execução da operação censos 2011 e supervisionar os trabalhos de campo na sua área de intervenção, de acordo como os procedimentos estabelecidos;
    • Executar os procedimentos administrativos associados à contratação e gestão dos colaboradores e à realização da operação no terreno, de acordo como os procedimentos estabelecidos.

.

CONDIÇÕES

    • Contrato de Prestação de Serviços durante o período de Janeiro a Junho de 2011;
    • Formação adequada ao exercício das funções.

.

REQUISITOS FUNÇÃO RECENCEADORES (M/F) – CANDIDATURAS A DECORRER

    • Habilitações literárias equivalentes no mínimo ao 3º ciclo do ensino básico (9º ano);
    • Disponibilidade horária adequada ao exercício da actividade, incluindo final do dia e fins-de-semana;
    • Conhecimentos de informática na óptica do utilizador (preferencial);
    • Dispor de computador com ligação à Internet (preferencial);
    • Dispor de telemóvel;
    • Conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata.

.

Requisitos legais para a realização do contrato de tarefa, em regime de prestação de serviços

De acordo com a legislação especial aprovada para os Censos 2011 (Decreto-Lei nº 226/2009, de 14 de Setembro), o pessoal a contratar está sujeito, para efeitos fiscais, aos seguintes requisitos (artigo 14º deste diploma):

a) Se estiver colectado: Emissão de recibo modelo nº 6 (recibo verde);

b) Se não estiver colectado: Assinatura de recibo e de declaração (modelos disponibilizados pelo INE) de que não exerce, com carácter regular, qualquer actividade económica susceptível de enquadramento no regime normal de tributação do IVA e de que não se encontra registado para efeitos de IVA.

.

CANDIDATURAS

A apresentação das candidaturas para recenseadores pode ser efectuada entre os dias 3 e 31 de Janeiro de 2011.

O processo de selecção iniciar-se-á a partir de 15 de Janeiro de 2011.

.

Se cumpre todos os requisitos e pensa que possui um perfil adequado a uma das funções – CANDIDATE-SE AQUI

Mais contactos e Informaçõeshttp://censos.ine.pt ou [email protected].

100 COMENTÁRIOS

  1. Boas,isto e vergonha,a gente ta falar da fichas candidaturas,isto e em todo lado,nos
    desempregados vamos aqui e a qua la meter fichas em todo que e lado(eles so dizem nos vamos contactar para entrevista)e passado meses a entrevista foi-se,eu que tenho muitos espaços comerçiais a beira de casa(na maia-porto)tenho jumbo radio popular izi macdonalds staples ja meti fichas em tudo e nada,e depois pedem com experiencia eu que tenho 22 anos como posso ter experiencia naquilo,ou pedem 12 ano,mas a certas pessoas como eu(9 ano) nao conseguiram acabar estudos por falta de verbas dos pais e tiveram que ir trabalhar cedo,acho que pessoas como eu,podemos nao ter escolaridade que eles pedem ou experiencia mas nao somos burros de todos se eles nos ensinarem 2/3 dias a gente passa a saber a fazer aquilo,mas agora as empresas nao querem ensinar querem e pessoas ensinadas,mas nao se lembram que para estar onde estao tambem passaram por baixo.e tudo

  2. Na cida de de chaves a maior parte dos recenceadores são os funcionário da Câmara Municipal!!! Trabalham de manha na Câmara e de tarde vão para os censos!!! è uma vergonha!!! No final das contas recebem o ordenado da câmara mais o dos censos!!! E desempregados que se candidataram nem resposta obtiveram!!! è o país em que vivemos, cheio de tachos!!!!

  3. Em cinfaes na freguesia de moimenta uma habitante da terra a trabalhar na segurança social é que anda a fazer esse serviço……

    São sempre os mesmos

  4. Boa Tarde

    Por acaso alguém sabe se os recenseadores ganham apenas com os questionarios que são preenchidos? E as casas que estao vagas? Também recebem alguma coisa dessas casas??

    Obrigada

    • boa tarde
      os vagos também são contabilizados,
      uma vez que também preenche a capa de edifício e georeferencia estes edifícios.
      excepto se estiverem em ruínas ou ainda por terminar de construir.

      cumprimentos

  5. Aqui na zona no concelho de RIBEIRA DE PENA (Vila Real) quem anda a fazer os censos são todos funcionários da Câmara Municipal de Ribeira de Pena.É UMA VERGONHA com tantos desempregados que há.

    • @Tó, Tem toda a razão no que está a dizer.
      Pelo pequeno conhecimento que tenho no assunto é pena é não haver intressados que estão no desemprego(houve sitios que os próprios coordenadores tiveram que ser eles a fazer porque houve pessoas que desistiram e não tinham mais gente para colocar). a vergonha que se passa no nosso país com o desemprego é maior parte pelas pessoas procurarem empregos em vez de trabalho…

  6. Pois eu já preenchi questionário… ou seja é uma perda de dinheiro em papel e recenseadores, se investisem nos jovens que andam para ai mendigar nas ruas. por exemplo, investir em formação com bolsa era coisa mais certa, (Idiotas).

    • @Pedro, Jovens a mendigar para droga??? ou jovens que pensam que so por estarem na cama a dormir e a ver Tv ou jogar playstion tambem deviam ganhar dinheiro???

DEIXE UMA RESPOSTA