encontrar-emprego-angola

Apresentamos algumas dicas úteis para quer ou pensa mudar de vida e arranjar um emprego em Angola.

As dicas a seguir apresentadas devem ser levadas em consideração antes de aceitar o emprego em Angola e antes de efectuar qualquer tipo de viagem para esse país.

Em Angola todos os pormenores são importantes, conheça as vantagens e desvantagens desta nova e emergente opção de emprego.

Antes de aceitar o emprego leve em conta os seguintes Pontos

  • O custo de vida em Angola é altíssimo. Luanda é a cidade mais cara do mundo para emigrante viver. Portanto, certifique-se que no seu contrato cobre as despesas de casa, carro, telemóvel, alimentação e saúde.
  • Depois de acertados esses detalhes pensem bem no valor do salário e em como ele vai ser pago. Já que as remessas para o exterior têm uma alta taxa de movimentação financeira. O ideal é acertar no contrato o recebimento do valor líquido com todos os impostos e taxas por conta da empresa.
  • Em tempo de dólar alto todo mundo fica super animado com os salários em dólares, mas lembre-se que nosso câmbio é flutuante, portando quando o dólar cai o seu salário cai também. Previna-se desses saltos com uma taxa de câmbio mínimo no seu contrato.
  • Certifique-se que vai morar próximo do trabalho, pois o trânsito de Luanda é mil vezes pior do que em Lisboa. Se você for morar nos condomínios nos arredores da cidade, mas trabalhar no centro, vai gastar pelo menos 2 horas no trânsito.
  • A hora de realizar a mudança é outra dor de cabeça. Certifique-se que a empresa pagará o excesso de bagagem que é caríssimo normalmente só permitem 20kg por pessoa.
  • Outro ponto importante para definir em contrato são as férias. Esse ponto varia muito de empresa para empresa e de cargo para cargo. Mas negocie o que for melhor para o seu estilo de vida. No mínimo uma passagem por ano é obrigatório.
  • 13° mês de vencimento em Angola denomina-se de natal. A Legislação trabalhista de angola é diferente da Portuguesa. Mas o emigrante tem os mesmos direitos que os angolanos. Negocie o seu 13° mês também, para não correr o risco de ficar sem ele no final de ano.
  • Está tudo acertado, como ter certeza que a empresa é idónea? Tente contacto com a embaixada Portuguesa, e tente obter mais informações também na internet. Procure entrar em contacto com pessoas que moram em Angola, o ideal amigos e verificar se conhecem a empresa.
  • Informe-se junto da Direcção Geral Saúde sobre questões de doenças e vacinação necessária para Angola.

Positivo VS Negativo

Experiência Internacional —– VS —– Viver longe da família e amigos
Conhecer novas culturas —– VS —– Falta de opções de lazer
Praias e lugares incríveis —– VS —– 70% da população é miserável
Bom salário —– VS —– Alto custo de vida, corrupção
País em crescimento —– VS —– Muito lixo e buracos nas ruas
Mercado em expansão—– VS —– Trânsito caótico
Crescimento profissional —– VS —– Ritmo lento de trabalho
Novos Amigos —– VS —– Preconceito.

Esperamos ter ajudado com as dicas apresentadas. Caso queira acrescentar algo a este artigo preencha um comentário em baixo.

24 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se alguem me poderia informar quais a obrigações de uma empresa de direito Angolano, ainda que o Administrador seja Portugues, em caso de pedido voluntário de demissão do funcionário por imcompatibilidade profissional com a gerencia e após ter cumprido um mes de aviso prévio e ter descoberto que nunca a empresa, durante os dez meses em que lá trabalhei, fez quaisquer descontos para a Segurança Social nem ter registado o meu contrato de trabalho na entidade competente.

DEIXE UMA RESPOSTA