Dicas e conselhos para ter um email profissional simples e rápido

Dicas e conselhos para ter um email profissional simples e rápido

Um email bem escrito, simples e conciso é o melhor caminho para o seu email ter sucesso, aprenda com as nossas dicas e conselhos como ter um email profissional de forma simples e rápida.

Sabemos que, hoje em dia todos os profissionais vivem atolados de trabalho, recebem dezenas ou até centenas de emails por dia e ter tempo e capacidade de resposta nem sempre é fácil.

Para termos a certeza de que o nosso email recebe a atenção necessária devemos respeitar algumas dicas essenciais na elaboração do mesmo.

Conselhos para ter um email profissional simples e rápido.

Endereço de email profissional

A primeira dica passa por ter um endereço de email profissional. Se é professor e precisa da atenção do seu diretor de agrupamento, o melhor é “aparecer” com um endereço de email que não despolete riso, impaciência ou dê sinais de incompetência.

professorqueridinholoirinho@gmail.com é um exemplo claro de falta de profissionalismo. Crie um endereço de email que esclareça a sua função e que informe do seu nome.

Por exemplo: profmariajoãoeb1delourosa@gmail.com é sinónimo de profissionalismo.

Pode obter uma conta de email de forma gratuita por exemplo no serviço da Google, o Gmail, ou por exemplo o serviço também gratuito da Hotmail.

email-profissional-gmail
Serviço de email gratuito da Google – Gmail

Assunto do email

O assunto de email a par do endereço de email é uma dica de extrema importância. Preencha este campo de forma clara e objetiva. Se o seu objetivo ao enviar o email é que o seu cliente lhe envie as faturas para IRS então diga-o claramente no assunto do email.

De forma concisa, clara e objetiva mostre o que pretende. Há muitos emails que só são lidos porque os assuntos pareciam interessantes/ importantes. Exemplo de um assunto de email bem formulado pode ser: pedido de faturas para IRS.

Linguagem profissional

Se está a escrever um email para um amigo de longa data não necessita de ser cordial, no entanto, se está no seu local de trabalho a escrever um email para um cliente, colega de trabalho, chefe, etc. as regras ditam que deve ser cordial e respeitador.

Usar expressões como “Olá”, “Boas tardes J”, entre muitas outras, não são recomendadas. Consoante a proximidade pode obviamente ser mais próximo mas sem deixar de ser cortês.

Endereço de email do destinatário

Escreva sempre (mesmo sempre) o endereço de email do destinatário no fim. Quando se escreve no início pode acontecer algum lapso e o email ser enviado antes de finalizado o que pode implicar erros que não se desejaria que fossem conhecidos.

Escreva o endereço de email do destinatário depois do email estar todo finalizado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here