carta-recomendacao

O que é uma carta de recomendação?

Existem alguns casos em que o candidato a um emprego tem obrigatoriamente de apresentar uma ou mais cartas de recomendação.

Apesar desta prática não ser muito comum entre nós, convém garantir, mesmo assim, que solicite um documento tão importante à pessoa certa. Deverá conhecer-te suficientemente bem e ter apreço pelas tuas capacidades humanas e profissionais.

Além disso, será que o teu contacto goza de uma boa imagem na sua área de actividade. Quando te recomenda está a acrescentar valor à tua candidatura? É relevante para o teu potencial empregador?

Trata-se de um documento escrito por outra pessoa em que esta escreve sobre as suas capacidades, justificando porque você é o mais indicado para aquele cargo. Uma vez que a sua pessoa e as capacidades são descritas, a carta de recomendação é muito eficaz.

Peça ao seu chefe do emprego anterior; se fez voluntariado ou outro trabalho não profissional, pode pedir ao orientador.

Mas tenha atenção à forma como pede à pessoa em questão. Se tiverem uma relação profissional próxima, em que ela saiba avaliar o seu trabalho e a suas capacidades pessoais e profissionais de forma justa, é uma mais valia.

Entregue-lhe um Curriculum Vitae actualizado, com informações sobre experiências profissionais. Se a pessoa desejar, pode deixar o seu contacto, caso o futuro empregador queira pedir referências.

Pode ajudá-la a escrever a carta. Se desejar, escreva você a carta e depois peça à pessoa para fazer alterações depois e assine.

Entretanto, se a carta escrita não for do seu agrado (por alguma razão) recuse-a de forma educada.

.

Pode a seguir observar dois exemplos de cartas de recomendação:

EXEMPLO UM

“Exmo.,

Tive o privilégio de trabalhar durante meses com X na empresa x. Estivemos juntos em alguns projectos. Como colega de trabalho, ele/ela é bom colega, sincero, líder nato, contribui com grandes ideias, apresenta sempre opções/alternartivas quando algo corre menos bem.

Tem bastante iniciativa, para novos projectos, tem uma boa dinâmica de trabalho. O seu trabalho árduo tinha sempre frutos, de grandes e justas recompensas. Estou satisfeito/a  por ter tido a oportunidade de trabalhar com ela. Ele/a tinha boas relações com todos os colegas e estava sempre pronto/a para ajudar. É uma pessoa muito acessível.

Posso recomendar x fortemente para o cargo que ele/a ambiciona”


EXEMPLO DOIS

“O Sr. X, portador do Cartão de Cidadão n.º x, trabalhou em nossa empresa, sediada no endereço, bairro, município, no período compreendido entre (data de entrada) e (data de saída), no cargo de (nome da função) e desempenhou durante este tempo todas as suas actividades de maneira exemplar e eficiente, demonstrando total competência profissional, assim como facilidade no aprendizado de novas tarefas e também na transmissão de todos os seus conhecimentos a outros.

Viemos então, por meio desta, confirmar que honestidade, competência, capacidade, idoneidade e determinação são qualidades suas. E entendemos ser nossa obrigação recomendá-lo como uma excelente nova contratação da sua empresa, na qual certamente terá muito a acrescentar.”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA