Abriram hoje as candidaturas a 1330 estágios profissionais na administração local PEPAL e terminam a a 4 de Fevereiro.

Os estágios têm início até dois meses após o término das candidaturas, os potenciais candidatos podem realizar a inscrição para a quarta edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) através do sítio da Internet da Direcção-Geral das Autarquias Locais.

Apesar de o PEPAL poder admitir no máximo 2000 estagiários, os municípios portugueses abriram apenas 1330 vagas em estruturas municipais, de freguesia, de comunidades inter-municipais, de associações de municípios ou em empresas locais.

Guimarães é o município que mais estágios oferece, num total de 31 vagas, seguido da Lousada, com 22 ofertas.

No total, o Norte tem 485 ofertas de estágios profissionais e os destinatários são licenciados, desempregados, à procura do primeiro emprego.

As áreas formação pedidas para os estágios vão desde turismo, ciências da comunicação, educação, direito, desporto, arquitectura, serviço social, geografia, engenharias (civil, informática, mecânica), gestão, entre outras.

.

Destinatários do PEPAL

Jovens licenciados que tenham até 35 anos (aferidos à data de início do estágio) e que se encontrem numa das seguintes situações face ao emprego: jovens à procura do primeiro emprego, jovens em situação de desemprego e jovens que, embora se encontrem empregados, exerçam uma ocupação profissional não correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Não podem apresentar candidatura os interessados que se encontrem a frequentar ou tenham frequentado programas de estágios profissionais financiados pelo Estado.

.

17 COMENTÁRIOS

  1. Boa Trade

    gostaria de pedir uma informação. como é que me REGISTO no site DGAL para que quando abrirem as inscrições para 5 edição me poça inscrever.
     obrigado  e cumprimentos para todos

    • Eu pedi esclarecimentos e disseram-me que só nos podemos registar quando estiverem abertas as candidaturas para os possíveis estagiários. Quanto às datas, não adiantam qualquer data, ou não sabem ou não querem dizer.

      • Também pedi informações sobre o calendário previstos para as candidaturas, uma vez que a última publicação sobre os estágios foi em FEVEREIRO, e não me adiantaram nada. Apenas disseram que depende da adesão das Câmaras que pediram os estágios. O prazo para a pré-candidatura das Câmaras terminou a 6 de Março e um mês e 12 dias depois ainda não actualizaram nada na página do portalautarquico. É ridículo.

        • Realmente é mesmo ridículo. se eles estivessem no nosso caso já iriam intender como prestar informação é necessário. obrigado pela vossa atenção. 

      • Na página da pepal, na parte da candidatura, já alteraram de 30-06-2012 para 30-08-2012 referente às informações dos seleccionados…enfim.

        • Uma coisa é certa, deve haver mesmo estágios, uma vez que já se encontram disponíveis os pedidos do concelho de Coimbra. Quanto aos restantes, não sei o que se passa. Contudo, ainda não nos é possível inscrever.

    • Ao que parece não está a haver adesão suficiente por parte dos municípios e outras entidades empregadoras para que abram as candidaturas para os estagiários…. Parece que só quando houver um número razoável de candidaturas é que por sua vez, nos podemos candidatar… Parece que este ano está difícil. Creio que se houvesse nova edição deste programa, este ano, a esta altura já haveria possibilidade de avançarmos com as candidaturas… E, realmente sempre que contacto o portal autárquico é esta a informação que dão, mais ou menos, que não há ainda número suficiente de entidades dispostas a receber estagiários. É triste, mas creio que este ano já será difícil… E é uma vergonha realmente não informarem sobre as coisas, realmente como elas são.

      Boa sorte a todos

      Qualquer novidade comuniquem aqui!

      • Não sabia dessa novidade.
        Obrigada pela dica, Filipa Machado.

        Podiam ter posto essa informação no portal; todos os dias lá vou à procura de novidades – e concerteza que não serei a única. Será que isso fará com que haja a hipótese de não haver o programa PEPAL este ano?

  2. Também sou recém licenciada em Direito e procura resposta à mesma questão!

    Depois de alguma pesquisa deparei me com uma informação do dia 13 de Fevereiro no Portal Autárquico (podem consultar) de que se encontram abertas as pré candidaturas até dia 29 de presente mês para as entidades promotoras que se pretendam candidatar à 5ª Edição do PEPAL 2012.

    O que significa que em breve devem abrir os prazos para a candidatura propriamente dita por parte dos estagiários.

    Espero que tenha sido útil!

  3. Sou Licenciada em Design de Comunicação e possuo o Mestrado em Design Gráfico. Neste momento procuro um Estágio Profissional, por isso também queria saber informações sobre o Programa PEPAL 2012.

    Agradecia alguma informação. Obrigado!

  4. Ok! Se alguém de nós tiver novidades, trocamos aqui informações! De facto é uma vergonha até à data não haver ainda qualquer informação do Programa PEPAL 2012…

  5. Olá sou licenciada em Direito acabei em 2011 estou neste momento a tirar o mestrado em Direito Administrativo e gostava de saber se os estágios ainda vão abrir em 2012/2013 porque ninguém está informado de nada e é uma vergonha os candidatos a estagiários andarem na ignorância porque não há ninguém que informe os cidadãos deste país…

    Agradecia uma resposta… Obrigada

  6. Bom Dia, alguém me sabe dizer para quando está previsto, este ano, o início das candidaturas a estágios profissionais na Administração Pública, ou seja o programa PEPAL 2012 / 2013 ??!!!

    Agradecia que alguém que soubesse, deixasse aqui a informação.

    • Encontro-me na mesma situação,gostaria de saber também informações acerca dos estágios PEPAL 2012/2013 ! Se souberes algo diz-me e vice versa!obrigado

    • @Filipa Machado,

      Boa tarde, Encontro-me na mesma situação e gostaria também de obter essa informação. Ja me tentei informar de várias formas e ninguem me consegue confirmar se irá ou não abrir candidaturas para os estagios profissionais PEPAL 2012/2013.
      Obrigada

  7. Boa tarde.
    Sou Licenciada em Administração e Finanças e, ando à procura de um estágio profissional relacionado com essa área em concreto.
    Tenho 21 anos e por isso sem experiência.
    Gostaria que me disponibilizassem algumas ofertas que decorram no distrito de Viseu ou arredores.

    Cumprimentos

DEIXE UMA RESPOSTA