Mudar de emprego significa que tem que demitir-se do seu emprego actual.

Saiba que aspectos deve ter em atenção quando se demite e como deve escrever uma carta de demissão.

.

Demitir-se

Pense bem antes de tomar a decisão definitiva de sair. Pergunte a si mesmo quais os motivos para o fazer.

Não existe nenhuma oportunidade interna que o entusiasme? Haverá alguma coisa que o poderia fazer ficar, como um aumento, por exemplo?

.

Informe os seus superiores

Uma vez tomada a decisão, convém informar o seu superior directo.

Prepare o que vai dizer. Ele vai perguntar pela razão da sua demissão e, provavelmente, pelo seu novo emprego.

Determine o que lhe vai contar e quando. Não é obrigado a justificar a sua demissão.

.

Esteja preparado para as reacções

É possível que o seu superior reaja com calma e lhe deseje felicidades, mas também é possível que se zangue e comece a reprimi-lo.

Mantenha um diálogo positivo e profissional. Lembre-se que as pessoas guardam sempre a primeira e a última impressão e que pode voltar a encontrar o seu actual superior noutra situação profissional.

.

A carta de demissão

A sua demissão só tem valor jurídico se a fizer por escrito. Deve conter os seguintes elementos:

  • a data;
  • a pessoa ou o departamento ao qual a dirige;
  • a menção que se demite da empresa x;
  • a data do início e duração do período de aviso prévio;
  • o seu nome;
  • a sua assinatura.

Se tiver pena de sair e achar isto demasiado curto e impessoal, pode, por exemplo, mencionar que foi um prazer ter trabalhado com a empresa ou que fará tudo para que a transição corra o melhor possível.

Se pelo contrário, ressentir o seu chefe ou a empresa, resista à tentação de desabafar por escrito. É sinal de pouco profissionalismo.

.

UM EXEMPLO DE CARTA DE DEMISSÃO

Exmo. Senhor Director-Geral

Pela presente confirmo a nossa conversa de hoje (ou data), em que o informei que quero deixar a empresa.

Rescindo o contrato de trabalho com observação de um período de aviso prévio de x meses. Esse período terá início no dia …

Solicito e agradeço que assine a cópia da presente carta dando o seu acordo, e que ma devolva*.

Atentamente,

* Essencial como prova que o empregador tomou conhecimento da demissão

14 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho numa empresa há 1 ano e 6 meses, solicitei a carta de despedimento e compri os meus 30 dias de trabalho a dar a casa. E sinto que o meu patrao está a tentar dar a volta, nas contas a que tenho receber, achei muito pouco para o tempo que estive a trabalhar. Gostaria de saber que contas tenho de eu fazer para o valor a que tenho a receber de acordo as leis em vigor em portugal. agradeco resposta breve.

  2. Bom dia gostaria da vossa ajuda, para perceber quais os efeitos, direitos e deveres que terei, na seguinte situação, tenho um cargo de direcção, com contrato á menos de 2 anos, e quero apresentar a minha carta de demissão por unilateralmente a empresa ter decidido alterar as minhas condições financeiras, irei apresentar carta de demissão mas quero percebr de á luz da legislação em vigôr me deverei precaver de alguma coisa, nas minhas condições existe vencimento base, isencção de horário, viatura, seguro de saude, e despesas várias, oque disto deve ser considerado como pagamento no final, só mais uma pergunta, a entidade é obrigada no dia em que saio a entregar-me o valor em questão? se não o fizer terir de lhes entregar o que as ferramentras que tenho ao meu dispôr disponibilizadas pela empresa, por exemplo o carro? Obrigado

  3. ola bom dia!! trabalho numa empresa á 5 anos mas pretendo despedir-me e gostaria de saber quais seriam os meus direitos. obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA