Mudar de emprego significa que tem que demitir-se do seu emprego actual.

Saiba que aspectos deve ter em atenção quando se demite e como deve escrever uma carta de demissão.

.

Demitir-se

Pense bem antes de tomar a decisão definitiva de sair. Pergunte a si mesmo quais os motivos para o fazer.

Não existe nenhuma oportunidade interna que o entusiasme? Haverá alguma coisa que o poderia fazer ficar, como um aumento, por exemplo?

.

Informe os seus superiores

Uma vez tomada a decisão, convém informar o seu superior directo.

Prepare o que vai dizer. Ele vai perguntar pela razão da sua demissão e, provavelmente, pelo seu novo emprego.

Determine o que lhe vai contar e quando. Não é obrigado a justificar a sua demissão.

.

Esteja preparado para as reacções

É possível que o seu superior reaja com calma e lhe deseje felicidades, mas também é possível que se zangue e comece a reprimi-lo.

Mantenha um diálogo positivo e profissional. Lembre-se que as pessoas guardam sempre a primeira e a última impressão e que pode voltar a encontrar o seu actual superior noutra situação profissional.

.

A carta de demissão

A sua demissão só tem valor jurídico se a fizer por escrito. Deve conter os seguintes elementos:

  • a data;
  • a pessoa ou o departamento ao qual a dirige;
  • a menção que se demite da empresa x;
  • a data do início e duração do período de aviso prévio;
  • o seu nome;
  • a sua assinatura.

Se tiver pena de sair e achar isto demasiado curto e impessoal, pode, por exemplo, mencionar que foi um prazer ter trabalhado com a empresa ou que fará tudo para que a transição corra o melhor possível.

Se pelo contrário, ressentir o seu chefe ou a empresa, resista à tentação de desabafar por escrito. É sinal de pouco profissionalismo.

.

UM EXEMPLO DE CARTA DE DEMISSÃO

Exmo. Senhor Director-Geral

Pela presente confirmo a nossa conversa de hoje (ou data), em que o informei que quero deixar a empresa.

Rescindo o contrato de trabalho com observação de um período de aviso prévio de x meses. Esse período terá início no dia …

Solicito e agradeço que assine a cópia da presente carta dando o seu acordo, e que ma devolva*.

Atentamente,

* Essencial como prova que o empregador tomou conhecimento da demissão

14 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho numa empresa há 1 ano e 6 meses, solicitei a carta de despedimento e compri os meus 30 dias de trabalho a dar a casa. E sinto que o meu patrao está a tentar dar a volta, nas contas a que tenho receber, achei muito pouco para o tempo que estive a trabalhar. Gostaria de saber que contas tenho de eu fazer para o valor a que tenho a receber de acordo as leis em vigor em portugal. agradeco resposta breve.

  2. Bom dia gostaria da vossa ajuda, para perceber quais os efeitos, direitos e deveres que terei, na seguinte situação, tenho um cargo de direcção, com contrato á menos de 2 anos, e quero apresentar a minha carta de demissão por unilateralmente a empresa ter decidido alterar as minhas condições financeiras, irei apresentar carta de demissão mas quero percebr de á luz da legislação em vigôr me deverei precaver de alguma coisa, nas minhas condições existe vencimento base, isencção de horário, viatura, seguro de saude, e despesas várias, oque disto deve ser considerado como pagamento no final, só mais uma pergunta, a entidade é obrigada no dia em que saio a entregar-me o valor em questão? se não o fizer terir de lhes entregar o que as ferramentras que tenho ao meu dispôr disponibilizadas pela empresa, por exemplo o carro? Obrigado

  3. ola bom dia!! trabalho numa empresa á 5 anos mas pretendo despedir-me e gostaria de saber quais seriam os meus direitos. obrigado

  4. ola …. eu estou a trabalhar faz para o proximo mes um ano quanto tempo tenho de dar a casa e que dias uteis tenho de mandar a carta de demisao ?? e que fasso mais que oito horas por diia no sobesidio de alimentaçao dao me 22. e tal e ainda descontam.me um 1,20€ e nao nos pagam as horas extras e quando pagam nei chega a um euro e vinte e temos de pagar coisas fora de validade isto e legal ??

  5. olá, estou a trabalhar desde o dia 11 de Abril, queria despedir-me porque tenho uma proposta melhor e a fazer 8h porque actualmente só faço 4h, gostaria de saber quantos dias den antecedÊncia tenho para avisar a empresa. aguardo resposta

  6. Olá boa tarde, venho por este meio pedir aju«da para alguns esclarecimentos.
    Trabalho numa firma à 6 anos e pertendo despedir-me, porque trabalho 12 dias seguidos e descanso 2 não tenho subsidio de alimentação, ou seja eu tenho o ordenado base e horas extras e essas horas são diluidas em ajudas de custo mas estão na folha, queria saber se isto é possivel? e se é possivel não receber subs. de alimentação, visto que tenho os meus colegas a comerem a factura só eu e outra é que não. Também queria saber se sou mesmo obrigada a dar os dias a casa e caso não os der que tenho de pagar? e se der quanto é ke tenho de receber?
    Obrigada pela ajuda
    Bárbara

  7. ola,,,,gostaria de saber kuais os direitos tenho a resceber ,trabalho a 9anos e meio,pretendo meter a minha carta despedimento a empresa em 28 -04-11 k termina 29 -06-11 ,gostaria de saber o tenho para receber….obrigado e aguardo resposta

  8. Boa noite.
    Estou a pensar em despedir me do meu emprego, so estou nesta empresa desde o dia 1 de Março de 2011. E pouco tempo, mas o suficiente para estar infeliz, trabalho sobre pressao, e como é um trabalho a part-time e longe de casa, nao me adianta estar a gastar tanto gasoleo, ainda por cima vou contra vontade. Gostaria de saber como escrever uma carta e se tenho que dar meses a casa visto que tou lá a pouco tempo.Obrigada

  9. Sou Administrador de um condomínio. O guarda do empreendimento entregou uma carta pedindo a sua demissão. Por quanto tempo deverá assegurar o cumprimento das suas tarefas laborais? Tem direito a receber subsídio de férias e correspondente gozo das mesmas? E terá direito a receber subsídio de Natal por inteiro?

  10. Bom Dia, sou funcionária de uma empresa que anda sempre com 1 salário em atraso e tem más condições, por isso vou me despedir. Sei que tenho que dar 60 dias à empresa, mas visto que neste momento me devem 1 salário e vai quase no 2º (costumam pagar no último dia do 2º mês que é para ninguém se despedir com justa causa !), posso demitir-me e pedir que substituem os dois meses de salário em atraso pelo tempo que deveria dar à empresa ? Eles podem recusar o meu pedido ? (é que em metendo a carta não me apetecia muito olhar para a cara deles durante mais 60 dias!)

  11. ola a todos,, prex de uma ajuda sou efetivo a 8 anos em uma empresa,, mas quero sair ,,pois sou emigrante sou legal no pais mas quero retornar a meu pais de origem tenho filhos e esposa prex mesmo voltar a meu pais de origem, ñ sei das leis trabalhista aki em portugal e oq devo fazer ,q direitos eu tenho, ??? obrigado

  12. ola, trabalho numa empresa a contracto em que termina em abril de 2011,que faz 2 anos de casa ,mas eu quero fazer uma carta de despedimento em janeiro 2011, ou seja quero despedir-me ,penço que tenho que avizar a empresa 30 dias antes por carta resistada, pergunto como tinha escrever essa carta e os direitos que tenho.

    obg.

  13. Trabalho numa empresa 14 anos.O meu vencimento era de 1.685.00 mensais tendo 850.00 na folha de vencimento o restante o patrão dava por fora, derivado as horas suplementares que eu fazia tinha semanas de chegar a fazer 60 horas de trabalho . No mês de Julho baixarão o meu vencimento para 1.500.00 mas meterão tudo o meu vencimento na folha de vencimento como ordenado base. Eu fui au ministerio do trabalho informar-me, disseram que eu au ter o vencimento base de 1.500.00 que este vencimento só conrespondia a 8horas diarias ou 40 horas semanais tudas as horas suplementares que eu fazia eram pagas a parte.Como sou uma pessoa sincera disse a entidade patronal que agora o meu vencimento só conrespondia a 40 horas semanais e a partir dai tudas as horas a mais tinhão de ser pagas.Comecaram aus gritos que eu trabalhei de má fé não devia de ter ido au ministerio do trabalho, foi posto de parte neste momento só faço 8 horas diarias 40 semanais não me fala, não consigo trabalhar neste ambiente, estou a pensar em me despedir, gostaria de saber quais os meu direito para pedir a suspensão.

DEIXE UMA RESPOSTA