mandamentos-curriculo

Para definir o curriculum vitae não é necessário mais do que pensar na finalidade do mesmo, a qual é simplesmente a de conseguir uma entrevista.

Pense na entrevista como uma simples conversa em que deve ter como objectivo o convencer ou mesmo superar as expectativas do entrevistador que muitas vezes é o próprio empregador.

Este é pois o “cartão de visita” da nossa personalidade no trabalho que deve conseguir “marcar” uma boa impressão à primeira vista.

Saiba a identificar os 10 mandamentos que regem um bom currículo.

.

Conselhos e dicas para o seu currículo

  1. Podes causar muito boa impressão mas se não mencionas o teu número de telefone, é muito difícil que te localizem. Tenta não omitir nenhum dado pessoal (morada, idade, estado civil, telefone de contacto, e-mail,…).
  2. A maioria dos responsáveis de Recursos Humanos recebem milhares de CV, portanto tenta não te excederes no número de folhas. Um bom currículo não deve exceder três folhas, sem contar com a carta de apresentação.
  3. Escreve-o à máquina, não o envies escrito à mão com rasuras. Se a oferta de trabalho o pedir, podes enviar a carta de apresentação manuscrita, não imprimas o currículo em papel colorido.
  4. O teu currículo também pode sobressair pelo tipo de papel, quer dizer, se todos os CV estão escritos em folhas normais e o teu papel é de uma grossura e textura maior chamará mais a atenção. O CV deve ser feito em papel branco, de preferência A4.
  5. É preferível que não utilizes um vocabulário requintado/rebuscado. Utiliza frases simples e uma linguagem clara, para que entendam claramente aquilo que queres dizer.
  6. Escreve o CV na tua própria língua.
  7. Utiliza a terceira pessoa do singular.
  8. Não utilizes fotocópias, pois nem sempre são bem legíveis, envia sempre originais.
  9. Não envies documentação anexa (Diplomas, Certificados, referências, etc.), salvo se o solicitarem. Estes documentos costumam ser apresentados na entrevista.
  10. A fotografia tem de ser incluída no canto superior direito do CV e de tamanho tipo “passe”, outro tipo de fotografia pode dar uma ideia errada da tua personalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA